Bira denuncia proposta da CAEMA que corta direitos dos servidores

 

Bira do Pindaré (PT)
Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão desta terça-feira (02), uma comitiva dos trabalhadores da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) ocupou as galerias da Casa.

Os funcionários da CAEMA estão em greve desde o dia 19 de junho. A data-base da categoria é o dia 1º de maio e o Sindicato entregou a pauta de reivindicações à direção com antecedência, esperando a negociação que demorou a acontecer.

Quando finalmente, a Direção se propôs a negociar com os funcionários, a CAEMA alegou estar passando por dificuldades financeiras e que seria necessária a realização de cortes.

A Direção quer cortar o auxílio alimentação, o Plano de Saúde, Garantia de emprego, o Programa de Preparação para Aposentadoria e o abono de ponto para empregados universitários.

A proposta dos cortes, que prejudicarão a categoria, partiu do Governo do Estado. Os funcionários reclamam da terceirização e precarização do serviço oferecido pela CAEMA. Eles alegam que o Secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, transformou a CAEMA em um cabide de empregos.

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) defendeu a classe de trabalhadores e sugeriu ao Secretário que ele faça cortes nos 485 cargos comissionados que acomodam, na CAEMA, as indicações políticas do grupo Sarney.

Para Bira, o Secretario também poderia cortar o contrato milionário com uma empresa de assessoria jurídica, no valor de R$ 2 milhões por ano, tendo em vista que a CAEMA já tem advogados no quadro. Além disso, a CAEMA, que alega estar passando com dificuldades financeiras, não para de abrir novas gerências pelo interior do Maranhão.

O parlamentar sugeriu que o Secretário de Saúde aconselhe a Governadora a cortar o “Conselhão” e/ou “Bolsa-eleição”. O “Conselhão” foi criado pela Governadora para poder acomodar seus cabos eleitorais que perderam a eleição no interior e cada um vai receber R$ 5.850 por reunião.

São 205 pessoas, nomeadas pela Governadora, que recebem a “Bolsa-eleição” no Maranhão para participar de uma reunião por mês. Para o petista o corte deste “conselhão” amenizaria bastante os gastos do Governo do Estado.

“Querem fazer economia? Por que não acabam com o conselhão, que é uma vergonha, uma imoralidade, um desperdício que serve apenas para empregar pessoas que vão atuar como cabo eleitoral? Por que não acabam com isso?”, questionou Bira.

Outro ponto abordado pelo deputado Bira foi o péssimo serviço prestado pela CAEMA a população do Maranhão. O Deputado isentou os funcionários da Companhia de culpa pelo serviço de abastecimento de água e saneamento deficitários. Bira responsabilizou exclusivamente a o Secretário de Saúde e a Governadora pelos problemas da CAEMA.

“Se a Caema tem problemas, a culpa é de quem governa e não dos trabalhadores que tem responsabilidade com o interesse da população, porque essa gente que está aqui e sua a camisa em baixo de sol a pino para resolver os problemas da água e esgoto em todo canto do Maranhão, para eles nós temos que tirar o chapéu”, concluiu Bira.

Fonte: Gabinte do dep. Bira do Pindaré