Inácio Arruda defende recursos do orçamento federal para saúde

A destinação de 10% das receitas da União para investimentos na saúde foi defendida em Plenário nesta quinta-feira (4) pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). O parlamentar reforçou seu compromisso e de seu partido com a medida e ressaltou que o financiamento da saúde pública foi uma das pautas de reivindicações das mobilizações populares no mês passado.

Inácio destacou ainda que o pedido de 10% da receita para a saúde foi um dos primeiros itens cobrados pelos médicos e profissionais em protestos ocorridos na quarta-feira (3) por todo o país.

“Nós amarramos estados e municípios em uma decisão do Congresso Nacional (com a regulamentação da Emenda Constitucional 29), mas não determinamos quais as obrigações do governo federal em repasses para o Fundo de Saúde Pública, que custeia de operações de alta complexidade até assistência primária de saúde”, disse o senador.

Em protestos nesta semana, acrescentou Inácio Arruda, os profissionais de saúde reivindicaram ainda a validação dos diplomas de médico obtidos no exterior, antes que se contrate qualquer médico estrangeiro, e a ampliação do número de profissionais na rede pública.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado