Dilma garante recursos para reforma do Mercado de Porto Alegre

A presidenta Dilma Rousseff confirmou por telefone ao prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o repasse de recursos federais para as obras de restauração do Mercado Público, atingido por um incêndio na noite de sábado (6). A prefeitura da capital confirmou o contato neste domingo (7).

"O Mercado faz parte da alma de Porto Alegre", disse a presidenta. Ela anunciou que o governo federal dará auxílio financeiro para reconstruir o prédio, por meio do PAC Cidades Históricas. Mais cedo, Fortunati já havia anunciado que pediria apoio do governo federal para as obras.

O laudo da perícia deve ficar pronto em até 30 dias, segundo o delegado Hilton Muller, que comanda a investigação. Na manhã deste domingo, técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) fizeram uma primeira vistoria no prédio. Os bombeiros avaliaram, inicialmente, que o fogo atingiu de 20% a 30% do estabelecimento. O primeiro piso não foi atingido pelo fogo.

O incêndio

O fogo começou por volta das 20h30 e os bombeiros conseguiram controlar o incêndio às 22h30. Depois, trabalharam no rescaldo. Não houve registro de feridos. Quem estava no prédio conseguiu sair. A prefeitura afirma que todos os equipamentos de proteção contra incêndio do prédio estavam em dia, sendo 57 extintores que foram revisados há 15 dias e 10 mangueiras substituídas por novas. No entanto, como os profissionais que estavam no Mercado precisaram sair rapidamente, não puderam usar os extintores e mangueiras.

Segundo moradores da cidade, hidrantes falharam e faltou água para apagar o fogo. A população que se aglomerava em volta do prédio gritou revoltada "água, água" e vaiou os bombeiros. O prefeito garante que não houve falhas. "O que eu posso dizer é do enorme esforço dos profissionais", disse.

PPCI do prédio está vencido, afirma prefeito

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do Mercado Público de Porto Alegre está vencido, conforme admitiu o prefeito José Fortunati em entrevista coletiva. Apesar disso, ele garantiu que os equipamentos utilizados para o combate às chamas estavam todos em dia, como extintores e hidrantes. Os instrumentos, porém, ficam no interior do prédio, e não havia pessoas dentro do estabelecimento quando o fogo começou a se espalhar.

O Corpo de Bombeiros informou que ainda não havia recebido a documentação do PPCI. Em abril, no entanto, o prédio do Mercado Público foi vistoriado durante a Festa do Peixe. O comandante Fábio Duarte Fernandes afirma que o local tinha todas as condições de segurança.

Fonte: G1