Síria confirma ajuda a organizações humanitárias

O governo sírio confirmou nesta segunda-feira (8) seu apoio às organizações internacionais humanitárias presentes no país, para que possam dar as ajudas necessárias e mitigar o sofrimento da população afetada pelo conflito. 

reunir-se em Damasco com o chefe da missão do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Síria, Magne Barth, o ministro para assuntos do Crescente Vermelho Árabe Síria, Joseph Sweid, defendeu o fortalecimento da colaboração entre ambas as entidades.

O titular assegurou que as autoridades continuam comprometidas com a prestação de socorro às pessoas nos centros de alojamento temporário e em outros lugares, àqueles que tiveram de abandonar seus lares pelo conflito e as ameaças de bandos mercenários que as obrigam a a deixar seus pertences para trás.

Sweid sublinhou que Damasco dá pacotes de ajuda tanto nacionais como as doadas por organizações internacionais, de maneira imparcial e sem interesse de lucro.

Ele acrescentou que o governo também mantém contato com os sírios deslocados para o exterior, com o objetivo de chama-los a regressar à pátria.

Recordou que vários veículos e ambulâncias do Crescente Vermelho foram alvo de ataques terroristas por parte dos grupos opositores armados.

O responsável pela Cruz Vermelha na Síria afirmou que a entidade se comunica com outras organizações, a fim de conseguir maiores envios de ajuda ao povo sírio e tratar de aliviar os impactos da crise.

Prensa Latina