UNE lamenta morte Thiago Fernandes ex-diretor da UEE-SP
O militante Thiago Fernandes, 23 anos, morreu no domingo (7) após sofrer uma parada cardíaca, no Hospital Unimed, antigo prédio do Hospital Brasil, em Guarulho (SP). Thiago era estudante de Publicidade e Propaganda na Faculdades Integradas Torriccelli/Anhanguera, em Guarulhos, onde fundou, em abril de 2012, o Diretório Central dos Estudantes “Democracia e Participação Estudantil”, em sua universidade. A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou nota de pesar.
Publicado 10/07/2013 13:55
Thiago tinha 23 anos e estudava Publicidade e Propaganda na Faculdades Integradas Torriccelli/Anhanguera, em Guarulhos, cidade natal, onde sempre morou e construiu sua vida política. Em abril de 2012 fundou o Diretório Central dos Estudantes de sua universidade, o DCE “Democracia e Participação Estudantil” a partir do qual liderou até pouco mais de uma semana atrás a construção do Movimento Estudantil na Torriccelli. Protagonizou junto a outros colegas e companheiros a fundação e organização de aproximadamente vinte entidades estudantis entre CAs, DAs, DCEs e Grêmios em Guarulhos e em outras cidades do estado. Foi Diretor de Assistência Estudantil da UEE São Paulo durante a gestão recentemente findada. Nesse cargo, organizou um Seminário Estadual de Assistência Estudantil e dentre outras lutas, articulava a criação de uma Casa de Estudantes em sua cidade. Recentemente havia começado a trabalhar na Secretaria de Educação de Guarulhos, onde estava empenhado em construir a Assembleia dos Estudantes universitários para a eleição de delegados para Conferência Intermunicipal de Educação, etapa da Conae 2014.
Thiago sofria de doenças respiratórias. Para onde ia, levava seu aparelho de inalação. No início da semana passada passou muito mal em casa e teve uma parada cardíaca que o levou a ficar internado em coma na UTI de hospital em Guarulhos desde então. Na tarde deste domingo (7), teve uma outra parada cardíaca e veio a falecer. Nos deixa num momento interno feliz e numa conjuntura rica da política. Nos deixa muitas lições, nos deixa seu exemplo. Era um jovem, filho, estudante e líder dedicado e amante a tudo que se proponha a fazer. Íntegro, colaborava conosco para a construção de uma nova cultura política no Movimento Estudantil e para a mudança das coisas.
O movimento estudantil brasileiro perde um militante notável e exemplar. A família e todos que o circundavam, uma pessoal querida e admirável!
Militantes de uma vida que somos, seguiremos nas lutas em São Paulo e Brasil afora! Sem sua colaboração agora, mas com sua feliz lembrança e estimulante exemplo. Da dor, faremos mais sonhos e lutas pelo país e pelo mundo mais justos e iguais ao que nós e Thiago optamos por construir.
Thiago Fernandes, PRESENTE!
União Nacional dos Estudantes, 08 de julho de 2013