Contrato com empresa de limpeza foi encerrado

 

 

Outro assunto abordado pelo prefeito de Palmas Carlos Amastha (PP) durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 11, foi a assinatura de um contrato com a TerraClean – empresa que ficará responsável pelos serviços de limpeza e coleta de lixo em Palmas até a conclusão do processo licitatório que vai realmente definir a empresa que vai prestar este serviço.



O imbróglio sobre este tema se estende desde o ano passado quando, em julho, a juíza substituta da 1ª Vara dos Feitos das Fazendas e Registros Públicos, Wanessa Lorena Martins de Sousa Mota, determinou a suspensão do contrato da Prefeitura de Palmas com a Delta Construções S.A., em ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE). Depois disso, em 13 de agosto, a prefeitura firmou um contrato provisório com a Litucera para substituir a Delta. No início da atual gestão, Carlos Amastha renovou o contrato por mais seis meses pelo valor de R$ 6.906.339,70, o que significa R$ 1.151.056,54 mensais.



Segundo o prefeito, o objetivo da administração era que o contrato fosse renovado com a Litucera, pelo mesmo valor do contrato anterior, mas a empresa entendeu que pelo valor atual, não seria possível manter os serviços. Diante disso, relatou Amastha, a prefeitura fez tomada de preços e a empresa TerraClean, se São Paulo, aceitou prestar o serviço pelo valor do contrato anterior.



O contrato emergencial, como definiu o gestor, é de seis meses ou até a conclusão do processo licitatório previsto para, no máximo, dezembro.



TerraClean

Situada no Estado de São Paulo, a nova empresa começa os trabalhos na segunda-feira, 15. Diretor da TerraClean, Wagner Scolástico afirmou que a ideia de vir para Palmas tem por objetivo fortalecer o projeto da empresa de expandir para novos mercados. Segundo ele, trata-se de “um investimento”. Além da busca de mercado, a empresa não nega que tem interesse, por exemplo, em concorrer à licitação que está sendo trabalhada.



O diretor disse que sua intenção é manter em sua equipe os funcionários que hoje trabalham para a Litucera. “Vou chamar todo mundo da Litucera para conversar. Queremos pegar toda a equipe. Vamos treinar pessoal aqui da cidade. Vamos dar treinamento e instrução”, disse.


Fonte: Cleber Toledo