Ocupação na Câmara aceita propostas de vereadores gaúchos
Em assembleia na manhã deste sábado (13), os manifestantes que ocupam a Câmara de Vereadores de Porto Alegre decidiram aceitar as propostas feitas pelos vereadores na noite anterior e pretendem desocupar o plenário na manhã de segunda-feira (15). Mesmo fazendo a desocupação, manifestantes garantem que permanecerão nas tribunas, acompanhando as deliberações na sessão de segunda-feira.
Publicado 13/07/2013 17:02
Pela proposta do Legislativo municipal, serão protocolados projetos de lei solicitando a abertura das planilhas de custo das empresas de transporte coletivo e a criação de algumas modalidades de passe livre municipal. A ideia é de que o prefeito José Fortunati receba o projeto de passe livre na segunda-feira (15). A abertura das contas das empresas de ônibus, por sua vez, está prevista para a primeira semana de agosto, após o recesso parlamentar.
Vereadores de Porto Alegre entregam carta-resposta
Os vereadores também propuseram audiência pública para discussão sobre o transporte coletivo em Porto Alegre, a ser realizada durante o período de recesso. A Câmara igualmente compromete-se a enviar ao Ministério Público pedido de quebra de sigilo bancário dos empresários de ônibus.
A reunião entre vereadores e a comissão de interlocução dos manifestantes, prevista para a manhã de sábado, foi reagendada e deve ocorrer ainda hoje. O objetivo do encontro é que os manifestantes comuniquem oficialmente sua decisão e fechar questão sobre o calendário para o cumprimento das demandas. A saída dos manifestantes da Casa também deve ser discutida, uma vez que a posição inicial da presidência é de que o plenário seja desocupado ainda durante o final de semana.
Se depender da vontade do Bloco de Lutas, o calendário previsto pelos manifestantes para o final de semana será mantido, ainda que com pequenas modificações. Seminários estão previstos para o final de semana, com discussões envolvendo rodoviários e uma explanação sobre a viabilidade do passe livre em Porto Alegre, a cargo do professor de Economia da UFRGS Carlos Schmidt. No domingo (14), os ocupantes devem promover uma plenária para definir a proposta final do projeto de lei sobre o passe livre.
Com informações do Sul21