Prefeitura acompanhará ações no Coroadinho

 

Ações para o Coroadinho
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior determinou a criação de um grupo de trabalho permanente formado pelos moradores do Coroadinho para acompanhar e fiscalizar as ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís na região. A criação do grupo foi anunciada pelo prefeito na tarde desta terça-feira (16), durante reunião, no Palácio La Ravardière, com moradores do Coroadinho, Salinas/Sacavém e Bairro de Fátima.

Os moradores fizeram várias reivindicações direcionadas às áreas da saúde, educação, transporte e infraestrutura. As solicitações foram registradas em uma carta entregue à administração municipal. O prefeito reafirmou a disposição do governo municipal em dialogar com a sociedade e destacou que eles terão a oportunidade de discutir as ações prioritárias para o bairro e toda a cidade durante as audiências públicas de definição do Plano Plurianal (PPA).

"Agora no segundo semestre vamos colocar para funcionar o orçamento participativo onde será realizada uma série de audiências públicas na cidade, e o Coroadinho está contemplado, para com a participação popular saber quais são as prioridades de ações e assim construirmos juntos a cidade", declarou Edivaldo Holanda Júnior. O prefeito lembrou que estará presente nas discussões que serão realizadas este mês.

O grupo de trabalho também fortalecerá esse processo de diálogo entre sociedade e Prefeitura, porque além de acompanhar e fiscalizar as ações desenvolvidas, poderá solicitar aos órgãos municipais as soluções previstas para problemas existentes na área, que sejam de competência do Executivo municipal.

A primeira reunião do grupo de trabalho ocorrerá na manhã desta quarta-feira (16), logo após uma inspeção do secretário adjunto de Saúde, Israel Pereira, à Unidade Mista do Coroadinho. A visita do secretário adjunto atende a uma das reivindicações dos moradores sobre a melhoria do atendimento médico no Pólo Coroadinho. Israel Pereira esteve presente na reunião desta terça-feira e adiantou que foi concluído o processo licitatório de uma ampla reforma da unidade e que os trabalhos serão iniciados na próxima semana.

Durante a reunião foram apresentadas várias ações da Prefeitura que contemplam as demandas apresentadas pela comunidade. Entre as respostas estão itens como a construção de uma creche e escola no bairro dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação; realização de estudos para concessão de títulos de propriedade aos moradores do Sacavém; reforço da equipe de trabalho das obras do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga; estudos de tráfego no bairro solicitados pela Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT); entre outras ações.

Os moradores avaliaram de forma positiva o encaminhamento das demandas e a criação do grupo de trabalho. "Ficou acordado de imediato a visita à Unidade Mista do Coroadinho e comunicaram a construção de uma creche e escola. São boas soluções que vão beneficiar o bairro", comentou Robson de Jesus Lima, morador do Coroadinho. Raimundo José Silva, que representou o Bairro de Fátima, afirmou que a criação do grupo de trabalho reforça o diálogo com a Prefeitura. "O debate é importante. É um espaço para falar e ouvir", disse.

Participaram da reunião, junto com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, os secretários Márcio Jerry (Comunicação); Allan Kardec Duailibe (Educação); Fabíola Aguiar (Trânsito e Transportes); e representantes das Secretarias de Saúde (Semus), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Segurança com Cidadania (Semusc). Os vereadores Rose Sales (PCdoB), Estevão Aragão (PPS), Manoel Rêgo (PTdoB), Chaguinha e Nato, ambos do PRP, também acompanharam a reunião.

Fonte: Prefeitura de São Luís