Nelson Mandela: Nosso medo mais profundo

Em 18 de julho de 1918, na vila de Mvezo, na atual província de Cabo Oriental, na África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela viu a luz ela primeira vez. Hoje, é um dos mais amados heróis da humanidade, sendo símbolo da luta contra o racismo. Em homenagem a seu aniversário, Posa Poesia e Arte publica aqui um trecho de seu discurso de posse na presidência da República da África do Sul, em 1994. O retrato, em honra aos 95 anos, foi desenhado por Mazé Leite (JCR).

Por Nelson Mandela

Mandela, por Mazé

Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além de qualquer medida.

É a nossa luz, não as nossas trevas, o que mais nos apavora. Nós nos perguntamos: Quem sou eu para ser Brilhante, Maravilhoso, Talentoso e Fabuloso?

Na realidade, quem é você para não ser? Você é filho do Universo. Se fazer pequeno não ajuda o mundo. Não há iluminação em se encolher, para que os outros não se sintam inseguros quando estão perto de você.

Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: está em todos nós. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.

E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, libera os outros.

Do discurso de posse na presidência da República na África do Sul, 1994