Semana do Audiovisual ocupa Campinas

Serão cinco dias de programação, em oito pontos da cidade, com exibições de produções independentes, diálogos temáticos, formações livres, encontros cognitivos, ocupação de espaços públicos, festas multilinguagens, entre outras interações, que compõem um arranjo de possibilidades.

seda - Divulgação
Confira a Programação

Quarta-feira – 24 de Julho

14h – Oficina Audiovisual Livre + Intervenção Artística OcupaSEDA:
“O Olhar de Quem Vive a Cidade”

Nesta oficina colaborativa de audiovisual, abre-se um ambiente de formação livre, que busca praticar a expressão da linguagem audiovisual na sua concepção prática e cognitiva, trazendo um exercício do olhar e expansão reflexiva dentro de necessidades de comunicação sensitiva do olhar subjetivo. A edição será feita em software livre compondo ações colaborativas nos processos abertos. Local: praça Ruy Barbosa e MIS Campinas, Teoria e Prática (Centro de Campinas)

Intervenção: Alicidades

Partindo dos textos “Alice No Pais Das Maravilhas” e “Alice Através do Espelho”, a cidade é invadida pela pesquisa e performance do Coletivo Onírico, sobre o universo cênico-literário de Lewis Carroll. O que há [entre] Fantasia e realidade?

19h – Abertura Oficial SEDA Campinas – Curta metragem: Aquém das Nuvens (2012) – Direção: Renata Martins.

Sinopse: Nenê é casado com Geralda há 30 anos. Em uma tarde de domingo como de costume, ele vai à roda de samba encontrar os amigos. Ao chegar lá, sente que alguma coisa não está bem e volta pra casa. Quando chega em casa se surpreende com a notícia da vizinhança. Sem deixar que o ritmo do samba caia, Nenê encontra uma solução pra ficar ao lado de sua eterna namorada.

Média metragem: Profissão MC – Documentário da vida de Criolo Doido (2009) –Direção: Alessandro Buso.

Sinopse: Profissão Mc traz a estória de um rapper na periferia que num momento delicado de sua vida, desempregado e com a namorada grávida, recebe duas propostas: uma para entrar no tráfico de drogas e outra para seguir apostando no RAP. Profissão MC é um filme sobre oportunidades, ou falta delas. Este filme não captou um único real para ser produzido e pretende ser exibido em várias comunidades pelo Brasil. Este filme é a estreia de Alessandro Buzo, como Diretor, junto ao experiente Toni Nogueira.

Debate temático: “A Produção Audiovisual Independente Como Voz Social” – Convidados: Renata Martins e Deivison Nkosi (Transmissão Ao vivo pela internet).

Quinta-feira – 25 de Julho

Formação Livre
14h – Oficina Audiovisual + Contação de História
Local: Horta Itajaí (Assentamento Parque Itajaí – rua Cinquenta e Um, Parque Itajaí)

Curta Metragem: Levante Sua Voz (2007) – Direção: Pedro Eckman
Sinopse: Vídeo documentário, exclusivamente produzido para a net pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social com a temática do direito à comunicação. A obra faz um retrato da concentração dos meios de comunicação existente no Brasil, o papel do estado e sua relação com os conglomerados de comunicação e a insuficiência da participação da sociedade civil neste importante setor.

Oficina prática produtiva: “O Olhar de Quem Ocupa o Campo” – Audiovisual Livre + Edição em Software Livre.

Nesta oficina colaborativa de audiovisual, abre-se um ambiente de formação livre, que busca praticar a expressão da linguagem audiovisual na sua concepção prática e cognitiva, trazendo um exercício do olhar e expansão reflexiva dentro de necessidades de comunicação sensitiva do olhar subjetivo. A edição será feita em software livre compondo ações colaborativas nos processos abertos.

SEDA Preta
18h – Exibição + Debate

Curta Metragem: Cores e Botas – Direção: Juliana Vicente.

Sinopse: O curta-metragem fala de um sonho comum a meninas do final dos anos 80: ser paquita. Essa possibilidade, ainda que remota para todas as meninas, era extinta para Joana, menina negra, pertencente a uma família de classe média alta, que aparentemente vencera as barreiras do preconceito, com possibilidades que pareciam ser infinitas. Local: Casa de Cultura Tainã (rua Inhambu, nº 645 – praça dos Trabalhadores, Vila Padre Manoel da Nóbrega). Após a exibição, debate sobre a produção com Marcia Anacleto e Lajara Janaina.

Formação Livre
19h – Debate + Exibição

Debate: Encontro de Cineclubistas de Campinas. Encontrar, conectar e relacionar Cineclubistas e militantes do audiovisual em um mesmo espaço, para criar mais uma rede de interação e circulação das mensagens audiovisuais (Transmissão ao vivo pela internet).
Média Metragem: Tiraram Minha Casa, Tiraram Minha Vida (2012) – Direção: Carlos Pronzato.
Sinopse: A neblina do amanhecer de 22 de janeiro de 2012 deu lugar à fumaça das bombas arremessadas contra a população de Pinheirinho, bairro popular organizado a partir de uma ocupação em São José dos Campos (SP). As terras pertencem a um milionário especulador, que por 30 anos nunca as utilizou nem pagou impostos. Mas o Estado, ao invés de prendê-lo ou confiscar as terras, perdoou boa parte da dívida e devolveu-lhe o terreno, expulsando as mais de 1800 famílias que ali residiam desde 2004. Mas o Pinheirinho resiste. Local: MIS Campinas (rua Regente Feijó, 859 – Centro)

19h – SEDA nas Ruas + Debate SEDA Gêneros
Exibição: Mostra de Curtas sobre Gêneros

Curtas Metragens com vários olhares sobre as temáticas de gênero e diversidade sexual. Curtas locais e de outras localidades abrangem e enriquecem o debate proposto.
Debate: “Gêneros, pela descolonização e despatriarcalização da sociedade”
Local: praça Ruy Barbosa – Centro (atrás da Catedral)

Sexta-feira – 26 de Julho

Formação Livre
14h – Oficina + Exibição + Intervenção Artística

Local: MIS Campinas (rua Regente Feijó, 859 – Centro)

Oficina: Stencil para a Revolução

Curta Metragem: Animação Big Bang Big Boom + Projeções Livres
Nesta oficina colaborativa de audiovisual, abre-se um ambiente de formação livre, que busca praticar a expressão da linguagem audiovisual na sua concepção prática e cognitiva, trazendo um exercício do olhar e expansão reflexiva dentro de necessidades de comunicação sensitiva do olhar subjetivo. A edição será feita em software livre compondo ações colaborativas nos processos abertos.

SEDA Celulose
17h – Exibição + Debate

Longa Metragem: Brasil Orgânico (2013) – Direção: Kátia Klock e Lícia Brancher
Sinopse: O documentário revela histórias de pessoas que têm na produção orgânica uma forte convicção de vida. O roteiro percorre os biomas brasileiros, apresentando a diversidade de ecossistemas, paisagens e culturas. Da pecuária no Pantanal à produção em larga escala em São Paulo, das frutas tropicais na Caatinga ao extrativismo na Floresta Amazônica; de empresas a agricultores familiares e cooperativas da região Sul. São histórias e personagens de um país orgânico. Local: CIS Guanabara (rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo)

Debate: “Dificuldades da produção orgânica e agroecológica” + Convidados (Rede de Agroecologia da Unicamp, Produtores Locais, ANC)

SEDA Preta
18h – Exibição + Debate + Festa SEDA Multilinguagem

Curta Metragem: Ninguém Leva a Minha Casa (2008) – Direção: Coletivo Fazenda Roseira
Curta Metragem: Onde Está Laurindo (2013) – Direção: Coletivo Prosa Na Serra
Debate com Alessandra Dito Ribeiro e Maria Titi.

Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira (av. John Boyd Dunlop, s/n. Em frente à PUC II, dentro do loteamento)

Contação de História: A intervenção oral da contação de histórias traz consigo a primeira arte de se narrar histórias, conectando o advento tecnológico fílmico. A história de um Besouro conecta a ação cineclubista de discutir uma ideia narrada pelos meios digitais.

Curta-Metragem: Produção LabCultura VIVA

SEDA Multilinguagem
21h – Festa

Apresentação Jongo Dito Ribeiro + Contação de Histórias 2.0 + Projeções Livres + DJ + Banda A’ruanda + Banda Expresso

Banda A rua’nda – Traz em suas letras protesto, revolução, retratando, questionando e informando diversos assuntos da realidade atual. Com um estilo próprio de fazer RAP, A Rua’nda tem influencia de matriz africana e do Rastafari assim , muito de suas letras falam um pouco de tais ideologias.

Banda Expresso 4.11 – O “Jardim Ipaussurama 4.11″ é um ônibus coletivo que atravessa a periferia e o centro comercial da cidade de Campinas-SP. Transportando trabalhadores, estudantes, e também os integrantes, o ônibus cruza os caminhos da cidade, representando “o trem imaginário que vai até o ponto mais alto e mais profundo, em busca do consciente coletivo”. Desta simbologia, nasce o nome EXPRESSO 4.11, uma banda que mistura instrumentos elétricos e percussivos e busca a junção entre música popular de raiz e o contemporâneo, resultando no som denominado por eles de “Peso Popular Brasileiro”.

Sábado – 27 de Julho

OCUPA PRAÇA
15h – Sarau Arte Viva + SEDA – Ação Ocupa Praça

A Semana do Audiovisual se une à bela ocupação do Sarau Arte Viva para, juntos, trazerem a pauta da ocupação de espaços públicos na cidade de Campinas. A ressignificação também das praças, não só da relação com as ferramentas midiáticas, trazem consigo um elemento único de relação e junção de movimentos para novas concepções.

SEDA Celulose
Oficina: Camisetas Stencil, Reciclagem para ambientação de praças.

Oficinas que trazem o Meio Ambiente e a ressignificação dos espaços públicos com materiais reutilizáveis para a reflexão maior da formação humana. Faz parte das novas ideias da Seda Campinas.

Feira de Trocas: Leve seus pertences para trocar e re-significar. Troca de produtos, serviços e saberes. Local: praça Centro de Convivência Cultural

Formação Livre + Intervenção
Intervenção Artística: “Higienização” Coletivo Onírico (experimento para a oficina)
A performance “Higienização “ coloca em cena máscaras sociais como o mendigo, o artista, o servidor de limpeza, as senhoras de boa família, todos juntos na rua, espaço de disputa social. Pautando a questão da higienização dos espaços públicos, em um contexto nacional de desocupação massiva e um controle social sobre a expressão do individuo e do coletivo, a ação propõe o conflito do convívio.

Palco Aberto Sarau Arte Viva: Inscrição no local

Grafite na Praça: COMPACTO.CINE

Longa Metragem: Claun (2013) – Direção: Felipe Bragança.
O projeto é uma fábula de aventura sobre o Rio de Janeiro e o universo dos Clóvis e bate-bolas cariocas. A menina Ayana parte em busca do pai desaparecido e se envolve em um mundo de tradições, segredos e máscaras. Produzido pela Bananeira Filmes e Duas Mariola Filmes.

Debate: “Ocupação de Espaços Públicos” + Convidados especialistas no assunto. (Transmissão Ao vivo pela internet)

SEDA Preta

18h – Exibição + Debate + Show

Local: Casa de Cultura Tainã (rua Inhambu, nº 645 – praça dos Trabalhadores, Vila Padre Manoel da Nóbrega).

Curta metragem: Vaguei Os Livros e Me Sujei com a Merda Toda (2007), de Allan Santos da Rosa, Fabio Monteiro Pereira, Mateus Bertolini de Moraes

Sinopse: O vídeo aborda a presença apodrecida e patética, ou a ausência estratégica de personagens e autores negros, na literatura que a gente apreende e se lambuza nas escolas, que podem carimbar no nosso peito eternamente o desgosto pela leitura. Mas toca também na história das páginas negras do Brasil e do planeta, nos conhecimentos e paisagens acesas da história da África e de sua literatura, no Hip Hop como tição emparceirado dos livros pretos e na literatura das ladeiras de hoje, das quebradas e rodas paulistanas, literatura de escadão.
Curta metragem: Cidade Improvisada (2012) – Direção: Alice Riff + Clipes de Rap.
Sinopse: 15 MC’s improvisam sobre suas opiniões e maneiras de ver a vida nas grandes cidades brasileiras. Com Rapadura, Kamau, Thaide, Max BO, Slim Rimografia, Flow MC, Marcello Gugu, Bebel du Guetto, Funkero, Pri, Suppa Flá, Drika, Tiagão, Mamuti, Shirley Casaverde, DD. As grandes cidades brasileiras e seus problemas sob a ginga e a poesia do freestyle, estilo caracterizado pela improvisação e conhecido pelas batalhas de MCs.

Debate: Produtores Grife Maças Podres + Ba Kimbuta.

Show: Grupo Ba kimbuta

COMPACTO.CINE

19h30 – Exibição

Longa Metragem: Elena (2013) – Direção: Petra Costa

Sinopse: Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.
Local: MIS Campinas (rua Regente Feijó, 859 – Centro)

Domingo – 28 de Julho

Formação Livre

15h – Exibição + Debate – Fechamento SEDA

Curta Metragem: A Caminho da Copa (2012) – Direção: Florence Rodrigues.

Sinopse: O documentário “A Caminho da Copa” aborda a diversidade de opiniões a respeito dos impactos, positivos e negativos, da preparação do grande evento esportivo no cotidiano do país, buscando contribuir para que o legado social da Copa fortaleça o máximo possível o Direito Humano à Cidade nas principais regiões envolvidas com a recepção do evento. Este projeto foi desenvolvido pelo Ponto de Mídia Livre do Instituto Pólis.

Local: Estação Cultura (praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro)

Debate: O Audiovisual como Mídia Livre e a Democratização Dos Meios de Comunicação + Convidados.

SE-DA Quebrada

14h – Exibição + Ação Cultural
+ Campeonato de Pipa + Palco Aberto
+ Exibições às 19h:
– “Profissão MC” (2009) – Direção: Alessandro Buso
– “Favela On Blast” (2008) – Direção: Leandro HBL

Sinopse: Nos morros cariocas, a falta de recursos diminui as opções dos moradores. Em um lugar em que os videogames e computadores são raros, e que uma das maiores diversões das crianças ainda é soltar pipa, o funk é um meio de não se deixar levar para o mundo do crime. Por isso, em diversas comunidades, jovens aprendem desde cedo a usar o que tem para criar novos sons que podem ao mesmo tempo divertir e servir como passatempo no local e ser um meio de sobrevivência para ele e sua família.
Local: Jardim Monte Cristo (praça da Igreja)

De Campinas, com informações: http://moinhocoletivo.wordpress.com/programacao-seda