Prefeitura inicia qualificação para turmas do Pronatec Copa

 

Setur
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) deu início, nesta segunda-feira (22), às cinco turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa é uma parceria do governo federal com a Setur e tem como objetivo principal oferecer cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) às cidades que sediarão jogos da Copa de 2014 e cidades, próximas a estas sedes, com potencial turístico.

Com mais de 120 inscritos, a Setur está oferecendo nesta etapa os cursos de camareira, recepcionista em meio de hospedagem, auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom e organizador de eventos. Na lista de espera para a próxima etapa, que será realizada ainda este ano, a Secretaria contabiliza um total de 600 pessoas cadastradas.

O secretário de Turismo, Lula Fylho, frisou que uma das prioridades da pasta é a qualificação do maior número de pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, com o turismo em São Luís. Somando as turmas do Pronatec Copa e os cursos livres oferecidos pela Setur, foram instruídos quase metade do total de qualificados dos últimos quatro anos.

"Para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a educação é instrumento fundamental para o desenvolvimento. Desta forma, o Pronatec Copa veio acrescentar à nossa meta, que é fazer de São Luís uma cidade referência em atendimento e melhoria na qualidade de seus produtos turísticos. Continuaremos oferecendo cursos de qualidade mensalmente, quando o único pré-requisito é querer aprender", comentou Lula Fylho.

PARCERIA

A Setur buscou junto ao Ministério do Turismo a chancela para realizar as inscrições do Pronatec Copa, com o respaldo de ter conseguido, no início do ano, mais de mil inscrições para o Pronatec Copa na Empresa, em uma parceria com o Governo do Estado.

Com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Maranhão (Senac-MA) e da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), a Setur está qualificando cinco turmas, nos turnos matutino e vespertino, com quatro horas diárias.

O curso completo é composto por 200 horas e os alunos recebem uma assistência estudantil, referente apenas às aulas assistidas.

Fonte: Prefeitura de São Luís