Pesquisa CNI/Ibope confirma queda na avaliação do governo Dilma

A pesquisa do Instituto CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (25), confima que a popularidade da presidenta Dilma Rousseff caiu. A popularidade da presidente Dilma caiu sensivelmente entre junho e julho como mostram as três medidas de popularidade desta pesquisa. 

Dilma

A queda na popularidade, que se iniciou com o crescimento da inflação, como apurado na pesquisa de junho, se intensificou após o início das manifestações públicas que tomaram conta do país. 

O percentual da população que avalia o governo como ótimo ou bom recuou 24 pontos percentuais de 55% para 31%, entre junho e julho. Este também é o percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo. Para 37% dos entrevistados, o governo é regular.

A aprovação da maneira de governar da presidente também caiu fortemente, de 71% para
45%. O percentual de respondentes que desaprovam a maneira da presidente governar alcan-
çou 49%, superando o percentual de aprovação.

A pesquisa CNI/Ibope registrou que a popularidade da presidenta Dilma Rousseff é maior nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do País. No Nordeste, ela registra 43% dos entrevistados que consideram seu governo bom ou ótimo e, no Norte e Centro-Oeste, 35%.

A avaliação nacional aponta que a presidente tem 31% de classificação ótima ou boa. A região Sudeste do País foi a que Dilma teve o pior resultado: 24% dos entrevistados afirmaram que a gestão é boa ou ótima. No Sul, o indicador, também abaixo da média nacional, é de 28%.

Em outros dois quesitos, a aprovação da maneira de Dilma governar e a confiança na presidenta, a pesquisa também apontou que nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste ela foi mais bem avaliada.

No caso da aprovação da maneira de governar, ela obteve 58% de aprovação no Nordeste e 48% no Norte e Centro-Oeste. A média nacional foi 45%, sendo que no Sudeste, ela teve 37% e no Sul, 41%.

Em relação à confiança na presidenta, 56% dos entrevistados do Nordeste apontaram que confiam nela. O índice é de 51% no Norte e Centro-Oeste. A pesquisa mostrou que a média nacional foi de 45%. Na região Sudeste, a presidente Dilma obteve 37% de confiança e no Sul, 41%.

Por área de atuação

Segundo a população brasileira, as áreas de atuação que o governo federal vem apresentando os melhores desempenhos são Habitação; Combate à fome e à miséria; Capacitação profissional; Energia elétrica; e Cultura e lazer. De uma lista de 25 áreas, Habitação foi escolhida por 28% dos respondentes como uma das três melhores áreas de atuação do governo. O Combate
à fome e à miséria obteve 23% de assinalações.

A terceira medida de popularidade

Se o eleitor confia ou não na presidente – apresentou o mesmo comportamento dos demais indicadores. O percentual da população que diz confiar na presidente caiu 22 pontos percentuais, de 67% para 45% entre junho e julho. O percentual da população que não confia na presidente subiu de 28% para 50%.

Avaliação de governos estaduais

Os governadores mais populares são os dos estados de Pernambuco, Paraná, Ceará
e Minas Gerais. Os governadores menos populares são os dos estados do Rio de Janeiro, Goiás e
São Paulo.

Os administradores estaduais mais populares são reconhecidos pelas políticas e ações em Educação, Desenvolvimento e crescimento do estado, geração de empregos, estradas e rodovias.

O levantamento foi realizado com 2.002 pessoas entre 9 e 12 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Com informações da pesquisa CNI/Ibope e agências