Prefeito vai priorizar avenidas interbairros

 

Prefeito Edivaldo Holanda Jr.
Oferecer efetividade nos serviços de mobilidade urbana das cidades tem sido foco da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. As áreas de trafegabilidade crítica na capital (Itaqui-Bacanga, Cohama, João Paulo, Filipinho, dentre outros bairros) estão recebendo estudos técnicos para viabilização de projetos de intervenção para melhorar a mobilidade urbana, a serem executados no segundo semestre deste ano.

Nas próximas semanas, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior fará a assinatura da ordem de serviço que dará início à execução de projeto de intervenção que interligará a Via Expressa, no Jaracati, à Avenida Daniel de La Touche, com a implantação de novas vias e aperfeiçoamento da malha viária já existente. A ação beneficiará mais de 120 mil moradores da região e oferecerá maior variedade de rotas, diminuindo a densidade de veículos nos horários de maior tráfego.

O secretário de Urbanismo e Habitação, Antônio Araújo, explica que a obra é resultado da parceria entre as secretarias de Urbanismo e Habitação (Semurh) e a de Trânsito e Transportes (SMTT) e irá inaugurar um conjunto de outras intervenções em diversas áreas da cidade para transformar positivamente a mobilidade urbana da capital.

“Iremos iniciar, em setembro, um pacote de intervenções urbanísticas em inúmeras áreas críticas de São Luís, porque oferecer uma cidade acessível e trafegável, com segurança e qualidade, é uma das grandes metas da gestão do prefeito Edivaldo. A nossa garantia é que a população terá outro tipo de mobilidade na nossa cidade”, enfatiza.

INICIATIVA

O projeto de intervenção que interligará a Via Expressa à Avenida Daniel de La Touche contemplará o Cohafuma, Vila Marina, Vila Progresso, Parque Olinda, Belo Horizonte, Recanto dos Vinhais, Vinhais III, Vinhais Velho e Vinhais, além de outros trechos. Para execução das obras na área, serão empregados recursos da ordem de R$ 5 milhões.

A ação é fruto de parcerias firmadas entre a Prefeitura de São Luís e o setor privado, que prevê a otimização do orçamento já existente. Com a interligação dos bairros, a Via Expressa passará a ter maior efetividade, aumentando a capacidade de circulação dos veículos e melhorando as condições de circulação dos pedestres.

“Essa medida será apenas a primeira de uma série de ações para melhorar o trânsito na cidade. A Via Expressa agora terá maior utilidade, porque os bairros estarão conectados de forma eficaz e rápida. Queremos mostrar que, com obras pequenas, que não demandam grandes orçamentos, podemos mudar a cidade e oferecer maior qualidade de vida”, explica Antônio Araújo.

OUTRAS AÇÕES

Para o segundo semestre deste ano, estão previstos, ainda, o início da execução de outras importantes obras para oferecer melhor qualidade nos serviços de mobilidade, com a qualificação dos corredores e a execução do primeiro modelo de mobilidade urbana para pedestres, o Andar a Pé. O modelo permitirá a construção de calçadas em toda a cidade com a ampliação da área destinada a pedestres, para que o cidadão maranhense possa trafegar com segurança nas avenidas e vias da capital.

Fonte: Blog John Cutrim