UBM-PR participa da 4ª Conferência Municipal de Cultura

Começa nesta sexta-feira (26) a 4º Conferência Municipal de Cultura de Curitiba (PR) e vai até domingo (28). A União Brasileira de Mulheres do Paraná (UBM-PR) participa ativamente das atividades, que acontecerão na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR). A abertura do evento está prevista para às 19 horas.


imagem: cartaz divulgação

Em audiência com o presidente da Fundação Cultural de Curitiba(FCC), Marcos Cordiolli, realizada no mês de junho, a UBM se comprometeu em realizar – com apoio da Marcha Mundial de Mulheres e demais movimentos feministas – a Pré-Conferência “Mulher e Cultura”, evento ocorrido no dia 18 de julho que debateu as especificidades do papel feminino no cenário cultural do município. Além disso, a reunião com Cordiolli também serviu para discutir a realização de parcerias entre as instituições na realização de atividades visando comemorar o aniversário de 25 anos da UBM e do show “Faces da Mulher”.

A Pré-Conferência “Mulher e Cultura”, que contou com a participação da antropóloga Fatima Freitas e da mestre em comunicação e artista visual Sonia Gutierrez, teve como objetivo debater como a questão cultural incide sobre a vida das mulheres, bem como o papel do patriarcado, do racismo e a questão cultural, perpassando pela subjetividade feminina. Na ocasião, também se discutiu a importância da cultura sobre as políticas públicas voltadas à valorização da mulher e de sua expressão artístico-cultural na cidade.

“Entendendo a importância da Cultura na formação das identidades e na conformação de valores é que as entidades do movimento feminista realizaram o referido evento. Na compreensão que o patriarcado se expressa tendo como base a opressão, o capitalismo a exploração e o imaginário na ideologia, é que a cultura tem importância essencial na conformação de novas possibilidades contra a opressão”, declarou a coordenadora nacional da UBM, Elza Maria Campos.

Os temas tradados na pré-conferência serão levadas à mesa de debates da Conferência Municipal, que este ano tem como tema central "Uma Política de Estado para A Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura. O objetivo principal da Conferência é apresentar sugestões para a implementação e acompanhamento do Sistema Nacional de Cultura.

A conferência de cultura oferece uma oportunidade para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento.

Conferência Municipal de Cultura da cidade de Curitiba – edição 2013
OAB-PR: Rua Brasilino Moura, 253, no bairro Ahú

Fonte: Site da UBM