Relações entre Irã e Coreia Popular ficarão ainda mais fortes

O novo presidente do Irã, Hassan Rohani, em uma reunião mantida neste sábado (3) com o presidente da Assembleia Suprema do Povo da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Yong-Nam, destacou as “boas” relações entre Teerã e Piongiangue.  

“Estou seguro de que as relações entre o Irã e a Coreia do Norte se reforçarão mais durante o mandato do décimo primeiro Governo”, acrescentou. 

O representante da Coreia Popular, que viajou ao Irã para participar da cerimônia de posse de Rohani, expressou também a disposição de seu país para ampliar as relações com o Irã.

Yong-Nam, depois de felicitar Rohani por ganhar as eleições presidenciais do Irã e transmitir as saudações cordiais do presidente Kim Jong Un e do povo da RPDC, enfatizou as posições políticas comuns de ambos os países contra o imperialismo.

“Teerã e Pionguiangue estão em uma frente comum anti-imperialista. Neste sentido, a Coreia Popular sempre se congratula pelas vitórias que o Irã conquista em distintas áreas”, destacou.

Durante o encontro, Rohani e Yong-Nam abordaram a questão nuclear iraniana; segundo o mandatário iraniano, as atividades nucleares pacíficas do país persa se realizam completamente no marco das leis internacionais e “todas as instalações nucleares funcionam sob a supervisão dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)”.

Rohani assinalou que as duras pressões contra Teerã por seu programa de energia nuclear não são compatíveis com as leis internacionais.

Neste contexto, a autoridade da Coreia Popular além de reiterar o apoio de seu país ao direito “inalienável” do Irã a desenvolver o projeto de energia nuclear com fins pacíficos, instou a que as questões relativas à questão nuclear persa sejam resolvidas através do diálogo.

“O Ocidente quer privar os países independentes de adquirir este direito irrenunciável, mas devemos defender nossos direitos com a resistência”, afirmou Yong-Nam.

Hispan TV