China eleva teto de taxa de juros para seguros de vida

O regulador chinês da indústria de seguros disse na sexta-feira (2) que irá relaxar o controle sobre taxas de juros para os produtos de seguros de vida padronizados, o último esforço do país para aprofundar as reformas orientadas pelo mercado no seu sistema financeiro.

A partir desta segunda-feira (5), o teto de 2,5% para as taxas de juros predeterminadas para os produtos de seguros de vida padronizados será eliminado, de acordo com um aviso divulgado pela Comissão Reguladora de Seguros da China (CRSC) em seu site.

A medida representa o esforço mais recente do país rumo à liberalização da taxa de juros, depois da ação do banco central em 19 de julho de relaxar seu controle sobre as taxas de empréstimos dos bancos.

Segundo a nova regra anunciada na sexta-feira passada, as companhias de seguros podem estabelecer suas próprias taxas de acordo com os princípios de prudência. No entanto, para o propósito de prevenção de riscos, um novo teto de no máximo 3,5% será aplicado para a taxa de avaliação de requisito de reservas estatutário para os produtos de seguros de vida padronizados.

Os dados da CRSC mostram que os ativos da indústria de seguros da China somaram 7,88 trilhões de iuanes (US$ 1,27 trilhão) no fim de junho, um aumento de 7,2% em relação ao início de 2013.

O teto rígido de 2,5%, aplicado desde 1999, resultou em homogeneidade severa nos produtos de seguros de vida, disse Tuo Guozhu, professor de seguros da Universidade de Economia e Negócios da Capital.

A proporção dos produtos de seguros de vida padronizados no setor de seguros de vida do país caiu dos 44% em 2002 para 9,2% em 2012, "como resultado da votação dos consumidores com seus pés", disse Tuo.

Como as taxas de juros predeterminadas são geralmente consideradas como taxa de retorno para os consumidores, as novas regras anunciadas na sexta-feira serão positivas para os clientes potenciais de seguros, disse Tuo.

Fonte: Rádio Internacional da China