Governo chinês cita regiões que atingirão meta de crescimento

O principal planejador da economia chinesa disse, nesta terça-feira (6), em suas mais recentes garantias diante da desaceleração da segunda maior economia do mundo, que a maioria das regiões do país pode cumprir a meta de crescimento neste ano se as macropolíticas continuarem basicamente estáveis.

O desenvolvimento regional da China está em geral estável, e fatores favoráveis têm se mantido no segundo semestre do ano apesar das muitas dificuldades que a economia enfrenta, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) em comunicado online.

A CNDR pronuncia-se em momentos de prolongada desaceleração da economia do país. A taxa de crescimento caiu para 7,5% no segundo trimestre, ante 7,7% dos primeiros três meses do ano, e a CNDR também prometeu mais apoio para as regiões do centro, oeste e nordeste.

A comissão pediu reformas mais aprofundadas e maior abertura nas regiões orientais, que são mais afluentes, incluindo a construção mais rápida de novas zonas experimentais e reformas piloto nas áreas principais para servir de experiência para a economia como um todo.

O investimento do governo central favorecerá os principais projetos de infraestrutura e sociais no centro e oeste do país, para garantir que a desaceleração da ecomomia não afete essas áreas, disse a CNDR, acrescentando que a comissão está também preparando uma medida para revitalizar as velhas bases industriais no nordeste.

O desenvolvimento regional da China é muito desigual, com o litoral no leste e sul do país liderando o crescimento do país enquanto a maioria das áreas no centro e oeste não se desenvolve igualmente.

Fonte: Agência Xinhua