Instituto chinês lançará livro didático sobre o confucionismo

O Instituto de Pesquisa Confúcio da China, uma das principais organizações de pesquisa sobre o confucionismo, publicou na terça-feira (6) a versão chinesa de um livro escolar sobre as obras do Confúcio. A versão alemã do livro foi publicada anteriormente como um livro escolar sobre os cursos da cultura chinesa para o Instituto Confúcio da Universidade de Viena, em abril.

O livro é composto de oito capítulos e seu conteúdo abrange materiais não só de analetos do Confúcio, que foi um recorde dos diálogos entre o Confúcio e seus alunos, mas também alguns clássicos do Confúcio, tais como os Preceitos do Confúcio para sua Família, Livro de Ritos e Clássico de Devoção Filial.

"Publicamos esse livro escolar para a universidade austríaca pois a escola carece de publicações desse tipo", disse Liu Xubing, editor-chefe do livro, acrescentando que a publicação também apresenta pontos de vista independentes dos editores para que os pensamentos do Confúcio sejam mais compreensíveis pelo mundo moderno.

"É um esforço conjunto da Áustria e China, e podemos conhecer melhor a China através desse livro", afirmou Gudtun Hardimann, conselheiro cultural da Embaixada da Áustria.

Yang Chaoming, presidente do Instituto de Pesquisa Confúcio da China, disse que o livro deve ajudar a promover os intercâmbios culturais entre a China e a Áustria.

A sede do instituto baseia-se na cidade de Qufu, na Província de Shandong, leste da China, local de nascimento do Confúcio, filósofo e educador globalmente renomado.

O instituto serve como uma organização sem fins lucrativos para promover a língua e a cultura chinesas em países estrangeiros, com mais de 400 filiais em mais de 100 países e regiões. O Instituto Confúcio da Universidade de Viena foi estabelecido em setembro de 2006.

Confúcio nasceu em 551 a.C. no estado de Lu, hoje Província de Shandong.