ANP compra 432,2 milhões de litros de biodiesel em leilão

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgou nesta sexta (9) o resultado parcial do primeiro dia de lances do 32° Leilão de Biodiesel que começou na quinta (8). Foram comercializados 439,2 milhões de litros por produtores que detêm o Selo Combustível Social. A maioria dos produtores é do Centro-Oeste (43,34%), seguido do Nordeste (9,58%), Norte (0,16%), Sudeste (8,35%) e Sul (38,56%).

As usinas que participaram do primeiro dia puderam revisar as ofertas, mantendo ou reduzindo preços para a concorrência do segundo dia de lances, que será concluído nesta sexta (9). As novas ofertas tiveram deságio de 4,08% na comparação com o primeiro dia.

Na segunda-feira (5), segundo a ANP, o volume total ofertado pelas usinas habilitadas foi 770,2 milhões de litros de biodiesel, com um deságio médio de 24,7%, quando comparado com o Preço Máximo de Referência Médio (R$ 2.512,06/m³).

Nesta sexta-feira (9) poderão participar também produtores de biodiesel detentores ou não de Selo Combustível Social. O volume máximo a ser arrematado pelas distribuidoras não poderá ser superior a 109,9 milhões de litros, garantido que 80% do volume total sejam provenientes de produtores com Selo Combustível Social. Somente poderão participar do segundo dia as distribuidoras que arremataram ofertas no primeiro dia de lances, ficando limitadas a volume que garanta a proporção 80/20 (%) entre biodiesel de produtor com e sem Selo Combustível Social.

Fonte: Agência Brasil