Vanessa destaca proposta de entidades de mais verbas para Saúde 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou que, nesta terça-feira (13), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-GO), recebeu representantes de várias entidades em defesa do projeto de lei de iniciativa popular que garante a aplicação de no mínimo 10% das receitas brutas da União na área da saúde. 

Vanessa destaca proposta de entidades de mais verbas para Saúde - Agência Senado

Representantes do Conselho Nacional de Saúde, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outros, entregaram um manifesto, relatando que, semana passada, foram recolhidas e entregues à Câmara dos Deputados, quase dois milhões de assinaturas.

Vanessa citou dados dos manifestantes que colocam o Brasil entre os países que menos investe na saúde pública, em comparação a outros países. “Se aprovarmos os 10% das receitas brutas correntes da União, elevaríamos a 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto) aproximadamente os investimentos na área de saúde”, observou a senadora.

A parlamentar disse que apoia integralmente o projeto e que a ideia será analisada na comissão especial do Senado que trata especificamente do financiamento para a saúde pública no Brasil. “Obviamente que precisamos debater esse projeto, precisamos ampliar, garantir uma fonte de recursos segura, do ponto de vista da União, para que possamos, sim, melhorar e muito o atendimento à nossa população”, afirmou.

Vanessa também destacou que os profissionais da saúde apresentaram um documento, assinado por 17 categorias da área, pedindo a manutenção dos vetos em relação à lei do Ato Médico, argumentando que isso contribuirá muito para garantir a horizontalidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “É que não se pode – explicou a senadora – dentro da área de saúde, estabelecer uma relação hierarquizada, ou seja, considerar que um profissional seja superior a outros profissionais, a outras categorias”.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado