Ação social marcará Dia Municipal de Mobilização pela Educação

 

“Projeto de Mobilização Social: Cidade pela Educação”.
Uma ação social na Unidade de Educação Básica Santa Clara marcará o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação. O evento é de iniciativa da Prefeitura de São Luís e será realizado nesta sexta-feira (16), a partir de 9h, na escola localizada à Rua Três Amigos, nº 1000 – Santa Clara.

A programação da ação social consta de vacinação, roda de leitura, aferição de pressão arterial, apresentação da peça teatral “A escola, a família e a sociedade juntas em favor da Educação” e exposição de trabalhos dos parceiros do “Projeto de Mobilização Social: São Luís, uma Cidade pela Educação”.

Palestra e oficina sobre “Mobilização Social pela Educação” também fazem parte da programação e serão ministradas pela coordenadora nacional do Plano de Mobilização Social pela Educação, do Governo Federal, Ivonete Santos.

“O projeto é resultado do diálogo com diversos segmentos da sociedade civil realizado em prol de uma Educação mais cidadã às nossas crianças. O projeto se configura como um chamamento público para que todos se envolvam no processo educativo que estamos construindo para São Luís”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.

PROJETO

O “Mobilização Social: São Luís, uma Cidade” pela Educação foi criado em 2013 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com base nas recomendações do Ministério da Educação e no Pacto por São Luís. O Projeto se configura como um chamamento público da Semed à sociedade civil, para que as demais organizações também participem do processo educacional dos alunos da rede pública municipal de ensino.

O principal objetivo é conjugar esforços no sentido de construir uma Educação integral e mais cidadã a todos e a cada um dos alunos da rede municipal de ensino. Com o desenvolvimento do Projeto, a Semed também visa fortalecer o vínculo existente entre escola, família e sociedade.

A Secretaria de Educação apresentou o “Mobilização Social: São Luís, uma Cidade pela Educação” a diversas organizações e as convidou para serem parceiras do Projeto. Dentre as instituições participantes, estão: órgãos públicos municipais, Fundo das Nações Unidas para a Infância, Igreja Católica, igrejas protestantes, religiões de matrizes africanas, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, conselhos tutelares, conselhos municipais de Direito, Ministério Público Estadual, organizações não governamentais, dentre outras.

As principais metas do Projeto são: 1) ter na aprendizagem a razão da Educação; 2) garantir todas as crianças e jovens na escola estudando e aprendendo; 3) construir uma educação com todos, para todos e para cada um; 4) universalizar em 100% o atendimento da matrícula; 5) garantir que a família esteja e seja presente na escola.

A base legal do “Projeto de Mobilização Social: uma Cidade pela Educação” é formada pelas seguintes legislações: Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), Política Nacional de Educação Especial (2008), Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei 8.035/2010), Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto 6.094/2007).

Fonte: Prefeitura de São Luís