Perpétua apoia Frente Parlamentar pela Erradicação da Hanseníase

Durante lançamento oficial da Frente Parlamentar pela Erradicação da Hanseníase na Câmara dos Deputados, em Brasília, na quarta-feira (14), a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), junto com o deputado Nilmário Miranda (PT-MG), coordenador da Frente, defendeu que o Governo Federal proponha novas ações de enfrentamento e erradicação da Hanseníase e Doenças Elimináveis.  

Perpétua apoia Frente Parlamentar pela Erradicação da Hanseníase

Perpétua Almeida cobrou ainda do Governo Federal o pagamento de indenização aos filhos dos hansenianos que foram arrancados do colo da mãe e jogados nos abrigos. "Muitos deles só se encontraram depois de adultos. Tantos outros, sequer se conheceram", afirmou a deputada.

Ao lado da atriz Elke Maravilha, madrinha do movimento nacional, Perpétua Almeida lembrou a luta dos acreanos na defesa das pessoas atingidas pela doença. “Tenho orgulho de dizer que venho da terra onde Bacurau fundou o maior movimento de apoio aos hansenianos no mundo, o Mohan; e do Tião Viana, autor da lei que criou a aposentadoria destes homens e mulheres que sofreram a violência de serem apartados das suas famílias”.

A deputada destacou que o Acre é um dos estados símbolo da solidariedade e luta em defesa das vítimas de hanseníase. “Ainda há muito trabalho a ser feito em defesa das pessoas e famílias que sofrem com essa doença”, destacou a parlamentar.

O presidente do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan) no Acre, Élson Dias, participou da solenidade e destacou que a Frente poderá auxiliar a agilizar a apreciação dos projetos que tramitam na Câmara.

“A Frente vai ser importante para levantar a discussão sobre a doença porque ainda há muitos brasileiros contaminados e que sofrem com preconceito e falta de atendimento especializado. A boa notícia é que o ministro Gilberto Carvalho nos garantiu que os filhos dos portadores da doença serão reconhecidos e receberão a sonhada indenização", destacou Élson.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida