Diretor da FAO assina acordo de cooperação Brasil-África 

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, assinou nesta sexta-feira (16) um acordo para compartilhar a experiência brasileira de alimentação nas escolas com nações africanas. O Brasil já coopera com diferentes países da África em matéria de tecnologia agrícola, através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

José Graziano da Silva - FAO

O acordo será gerido através do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (ENDF), entidade que mantém colaboração em matéria alimentar com países da América Latina, e permitirá transmitir à África os conhecimentos para implementar esse programa em seus centros de educação.

Financiada e administrada pelo governo federal, esta iniciativa proporciona apoio alimentar a cerca de 45 milhões de crianças brasileiras, durante sua estadia na escola, do começo do ciclo infantil até o ensino secundário.

Este plano envolve trabalhadores inscritos no programa de Agricultura familiar, a quem o Executivo entrega créditos com vantagens para garantir a produção de alimentos, que são depois comprados pelas autoridades para a preparação da merenda escolar.

O diretor-geral da FAO assinou nesta quinta (15) um acordo com a Fundação Banco do Brasil para conseguir apoio técnico às nações africanas na elaboração de alimentos.

Trata-se de determinar medidas de assessoramento técnico, capacitação e intercâmbio de informação e conhecimentos relacionados com a oferta agro-alimentar no Brasil, destaca um comunicado da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação.

Segundo a FAO, o fortalecimento da cooperação Sul-Sul através do intercâmbio de experiências, para combater a fome e a pobreza constitui um tema fundamental para Graziano da Silva durante sua visita ao Brasil. 

Com Agência Brasil