PCdoB-CE intensifica processo de Conferências Municipais

Faltando um mês para o prazo final de realização das conferências municipais que compõem o processo do 13º Congresso do PCdoB, os comunistas no Ceará intensificam as atividades de realização dos debates nas cidades. “Estamos na reta final em relação às conferências municipais. Até o final de setembro, prazo máximo, nossa meta é realizar conferências em 140 cidades do Ceará”, informa Abel Rodrigues, Secretário de Estadual de Organização do PCdoB-CE.

Em entrevista para o Vermelho/CE, o dirigente comunista destacou que o Partido está dedicando “força máxima” para a realização das conferências e destacou a importância da participação de todos para o êxito do 13º Congresso. “Este é um chamamento para que cada militante ajude no processo de mobilização para o Congresso. Estamos numa fase decisiva, por isso convocamos nosso conjunto partidário, militância, dirigentes, lideranças tanto no plano estadual quanto nos municipais para participar. Sabemos que, em meio a este cenário, acontecem diversas outras atividades, mas tudo isso deve ocorrer em torno do processo de conferências. Este é o nosso foco”, reforça Abel.

Desde julho, quando foi deflagrado o processo de Congresso, já acontecem as assembleias de base. “Este clima de debate é fundamental por se tratar da expressão maior da democracia que rege a vida do Partido. É durante os debates que o coletivo partidário é chamado a construir a linha política do PCdoB. Ele representa o revolvimento, o despertar, a força transformadora da militância que acelera o ciclo de crescimento que estamos vivendo”, enaltece Rodrigues.

Segundo o dirigente, a participação dos comunistas no debate em torno das teses do Congresso é uma forma de todos contribuírem na construção das normas que irão nortear o pensamento do PCdoB por, no mínimo, pelos próximos quatro anos. “Todos têm a oportunidade de participar dos debates nas bases e até em outras instâncias partidárias. Além disso, estimulamos amigos e aliados a opinar e construir conosco este pensamento. Não estamos trabalhando em questões fechadas, por isso a importância da contribuição de todos neste processo rico e democrático”.

Além disso, reitera Abel, durante o processo de realização do Congresso, a militância é chamada a eleger as novas direções que conduzirão o Partido. “Serão eleitos os dirigentes dos comitês municiais, comitê estadual e central. Este é um processo rico, construído de forma harmônica e coletiva”, reforça.

Conferências no Ceará

Rodrigues informa que, a partir do próximo final de semana será iniciada a “bateria concentrada” de conferências municipais no Ceará. “O PCdoB está organizado, em diferentes níveis, em 160 das 184 cidades cearenses. Nossa meta é realizar 140 conferências municipais e envolver 8.500 militantes em todo o processo”, projeta.

A escolha dos delegados que participarão da conferência estadual será baseada em dois critérios. “O primeiro pelo número de filiados que participarem do processo, comprovado pela ficha de participação congressual. A proporção é de um delegado para cada 25 filiados mobilizados. O outro quesito é pelo número de assembleias de base realizada na cidade. A cada 3 reuniões, o município tem direito a mais um delegado. Esta é uma maneira que encontramos de estimular a participação dos filiados para que a cidade seja melhor representada no encontro estadual”, reforça Abel.

Cumpridas as metas de reunir, ao longo do processo, 8.500 filiados no Ceará, desde as assembleias de base, incluindo as conferências municipais, o PCdoB-CE deverá participar da plenária final do Congresso, em São Paulo, com a representação de 44 delegados.

Lideranças no Interior

Neste processo de conferências municipais, as principais lideranças do PCdoB estarão presentes em todas as regiões do Ceará. “Procuraremos atender uma justa reivindicação dos Comitês Municipais de solicitar a presença dos nossos parlamentares nas cidades. Para isso, eles tentarão cumprir uma agenda de atividades nas regiões cearenses”, reforça Rodrigues.

Ao longo deste processo, o deputado estadual Lula Morais participará de encontros nas regiões do Vale do Jaguaribe, de Ibiapaba e Sobral, Canindé, Litoral Leste e Grande Fortaleza. O deputado federal Chico Lopes visitará as regiões do Maciço de Baturité, Cariri Oeste, Crateús e Grande Fortaleza. Já o deputado federal João Ananias participa das conferências das cidades que compõem as regiões de Ibiapaba e Sobral, Cariri e Iguatu e Norte. O senador Inácio Arruda e o secretário de saúde do Estado, Arruda Bastos, participarão de conferências conforme as agendas das outras atividades.

Mais

No processo de Congresso, primeiro são realizadas assembleias de base, seguidas pelas conferências municipais, onde são escolhidos os delegados que participam da conferência estadual que, por sua vez, elegerá delegados que participarão da plenária final do Congresso.

A Conferência Estadual será nos dias 12 e 13 de outubro, no auditório da Faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza. Já a plenária final do 13o Congresso do PCdoB acontece entre os dias 13 e 16 de novembro, no Anhembi, em São Paulo.

De Fortaleza,
Carolina Campos