Ariano Suassuna sofre infarto mas passa bem

O escritor paraibano Ariano Suassuna, de 86 anos, sofreu um infarto no Recife na madrugada desta quarta-feira (21). Ele sentiu-se mal em casa e foi levado à emergência do Hospital Português, no Recife, nesta manhã. Ele está no quarto, lúcido, conversando e passa bem, conversando e brincando com familiares e conhecidos.

Ariano Suassuna

Autor de O Auto da Compadecida, entre diversas outras obras, Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Sua primeira peça, Uma Mulher Vestida de Sol, ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.

Tem contos e livros, muitos adaptados para a televisão e para o cinema. O Auto da Compadecida foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto Romance d'A Pedra do Reino e O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta deu origem à minissérie A Pedra do Reino (Rede Globo, 2007).

Na década de 1970, lançou o Movimento Armorial, para criar arte erudita a partir de elementos da cultura popular, como literatura de cordel e música de viola. Seu livro O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971, é baseado nesses preceitos.

Em 2012, ele foi escolhido, pela Comissão de Relações Exteriores do Senado, para ser o "candidato oficial" do Brasil ao prêmio Nobel de Literatura, e o encaminhamento de seu nome à Academia Sueca foi feito com colaboração do Itamaraty, uma escolha considerada, pelo editor Cassiano Elek Machado, "excelente" para a literatura do país. "Ele é um dos autores brasileiros mais importantes do século 20, que criou uma maneira de narrar e um universo simbólico muito ricos", justificou. Suassuna já teve obras traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, holandês e polonês.

Com agências