Advogado-geral da União defende contratação de médicos cubanos 

O advogado-geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, defendeu, esta semana, na Câmara a decisão do governo federal de contratar quatro mil médicos cubanos pelo programa Mais Médicos, que tem o objetivo de levar esses profissionais às áreas mais carentes do Brasil.
 

Adams disse que não vê possibilidade de questionamento ao programa e que tem confiança na qualidade das decisões do governo. "Temos 700 municípios sem médico, extrema carência de médicos no interior do País", declarou.

Ele afirmou que há preocupação em atender à população e garantir que o serviço seja remunerado adequadamente dentro do acordo, uma vez que os médicos deverão ser pagos diretamente pelo governo de Cuba com os recursos repassados pelo Brasil.

As críticas que se fazem é que os médicos cubanos seriam explorados e receberiam apenas parte do valor pago a Cuba por profissional. "Esse modelo já vem sendo praticado por Cuba em acordos com outros países", disse Adams à imprensa, antes de participar de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara