Álvaro Cunhal, uma fotobiografia

O lançamento de Álvaro Cunhal – Fotobiografia faz parte das comemorações centenário de Álvaro Cunhal, que decorre em 10 de novembro, sob o lema «Vida, pensamento e luta: exemplo que se projeta na atualidade e no futuro».

Álvaro Cunhal

A obra, concebida e realizada pela Comissão das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal e publicada pelas Edições Avante!, «acompanha todo o percurso da vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal, indissociavelmente interligados com a história do PCP e de Portugal ao longo de quase todo o século 20 e na transição para o século XXI». Reúne 600 fotografias e 260 documentos e ilustrações «provenientes de diferentes arquivos ou cedidos por familiares e amigos», a maioria das quais «dizem respeito, naturalmente, à atividade política de Álvaro Cunhal», embora haja muitas que «se relacionam com a sua vida pessoal e familiar», detalha-se em nota divulgada à imprensa.

«O livro está dividido em dez capítulos”, informa a nota. “Os oito primeiros seguem uma ordem cronológica, percorrendo os grandes momentos da vida e intervenção de Álvaro Cunhal; a infância e a adolescência; a juventude, com o início da militância e das responsabilidades de direção na FJCP (Federação da Juventude Comunista Portuguesa) e no PCP (Partido Comunista Portuiguês); a participação na reorganização do PCP de 1940-1941; o duríssimo período de prisão entre 1949 e 1960; a fuga do Forte de Peniche, em 1960; a eleição para secretário-geral do PCP e o contributo para o desenvolvimento da luta popular que conduziu ao derrubamento da ditadura fascista. Após o 25 de Abril de 1974, o destacado papel no processo revolucionário; a intervenção na resistência à recuperação capitalista, latifundiária e imperialista, de 1976 até 1992 (ano em que deixa de ser secretário-geral do PCP); e uma nova fase de intervenção, até à sua morte em 2005».

A obra termina com dois capítulos «consagrados à criação literária e plástica de Álvaro Cunhal» e ao «legado no campo da teoria e das concepções, práticas e valores na vida e ação política».

«No século 20 e na passagem para o século 21, Álvaro Cunhal é em Portugal a personalidade que mais se destaca na luta pelos valores da emancipação social e humana, com forte projeção no plano mundial. Militante e dirigente comunista, secretário-geral do Partido Comunista Português, a sua vida foi inteiramente dedicada à luta pela liberdade, pela democracia, pelo socialismo»

Álvaro Cunhal – Fotobiografia é «uma contribuição preciosa para o conhecimento da vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal e do projeto e ideal por que lutou», conclui.

Vídeos do lançamento

Com informações de Avante!