Prefeita reage à tentativa de desqualificação de médicos cubanos 

A prefeita de Guarujá (SP) e representante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Maria Antonieta de Brito (PMDB), defendeu enfaticamente o programa “Mais Médicos” na audiência que a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado realizou, esta semana, para debater o tema.  

Ela se emocionou ao rebater críticas ao programa, reagindo ao que seriam tentativas de desqualificação dos profissionais de outros países que serão contratados para atender pelo programa. Para entidades médicas, nem todos possuem formação adequada para garantir a qualidade do atendimento.

Maria Antonieta deu testemunho sobre a qualidade de profissionais de Cuba que já estão atuando em seu município. A prefeita garantiu que eles possuem plena capacitação em atenção básica e atuam com grande compromisso no atendimento a “pessoas simples, os mais pobres”.

“Eles possuem esta experiência de estar lá, onde há maior necessidade, e a capacidade de entender o outro, aquele que muitas vezes vem da lama, de chinelinho”, disse.

A prefeita informou ter solicitado 17 médicos pelo programa, tendo recebido 11 nessa primeira etapa, quatro deles estrangeiros. A seu ver, a longo tempo, o programa deverá produzir resultados muito positivos para a saúde pública do país.

Da Redação em Brasília
Agência Senado