Inácio defende combate à desertificação em evento internacional 

Será aberta nesta quarta-feira (28) em Sobral (CE), a primeira edição da Conferência Científica da Iniciativa Latino Americana de Ciência e Tecnologia. O evento, reunindo representantes de 22 países, debaterá a Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (ILACCT), O senador Inácio Arruda é um dos conferencistas do evento, participando da mesa redonda que tem como tema “Ciência e Política para o combate a Desertificação”. 

Inácio é autor do projeto de lei que institui a Política Nacional de Combate à Desertificação, já aprovado no Senado, aguardando votação na Câmara dos Deputados. De acordo com o projeto, para prevenir e combater a desertificação e recuperar as áreas afetadas é necessário apoiar o desenvolvimento sustentável nas áreas susceptíveis à desertificação.

O projeto ainda estabelece mecanismos de proteção, conservação e recuperação de mananciais, vegetações e solos degradados e estímulo ao desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas voltadas ao aproveitamento sustentável dos recursos locais.

O evento, que pretende acompanhar o conhecimento que está sendo produzido sobre o desenvolvimento sustentável das terras secas e a desertificação na América Latina e Caribe, prossegue nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Centro de Convenções de Sobral, no Ceará. A ideia é criar uma rede de produção de conhecimento sistematizada que possa servir de subsídio para a tomada de decisões.

O evento reunirá representantes de importantes instituições que atuam na área como a Comisión Económica para América Latina y el Caribe (Cepal); Instituto Argentino de Investigaciones de las Zonas Áridas (Iadiza); e a Fundação de Meteorologia do Estado do Ceará (Funceme), além da Secretaria de C&T do Ceará, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, entre outras instituições.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda