Fornecimento de energia no Nordeste está restabelecido, diz ONS

O fornecimento de energia está restabelecido no Nordeste, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS). No entanto, em Sergipe e na Bahia o abastecimento de água ainda não foi normalizado. Um blecaute atingiu a região na tarde de quarta-feira (28).

PT critica reação do PSDB a redução de tarifa de energia

A falta de energia prejudicou o bombeamento de água em Sergipe e ainda há desabastecimento em bairros que ficam em regiões mais altas da capital Aracaju. De acordo com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), são poucos os pontos onde o abastecimento não foi normalizado.

Em Salvador, a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) informa que mais de 20 bairros estão com o abastecimento afetado. O blecaute paralisou as principais estações de tratamento de água de Salvador e região metropolitana. A operação do sistema foi retomada durante a madrugada. De acordo com a Embasa, o abastecimento será normalizado gradativamente ao longo do dia.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou para a manhã desta quinta-feira uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para analisar o blecaute. Segundo Lobão, a interrupção no fornecimento de energia foi causada por uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Piauí, que resultou no desligamento de linhas de transmissão na região.

Segue abaixo nota do Operador Nacional do Sistema (ONS):

Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.

Às 15h08, também devido a queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAESA, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional – SIN, havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:

– Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;
– Presidente Dutra / Boa Esperança; e
– Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.

Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.
 

Com informações da Agência Brasil e do Blog do Planalto