José Reinaldo: O 13º Congresso e os desafios do PCdoB

Com o tema "Avançar nas Mudanças", ocorrerá entre os dias 13 e 16 de novembro, o 13º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), momento de ampla reflexão do comunistas sobre os rumos do Partido e do país.

Em mais uma edição do programa Ponto de Vista, o editor do Vermelho, José Reinaldo Carvalho, refletiu sobre o significado do 13º Congresso. Dentre os assuntos tocados pelo jornalista está a avaliação dos dez anos de governos progressistas no Brasil. "Podemos aquilatar a importância que esses governos têm para o nosso país quando se compara com o passado mais recente", remomorou ele.

José Reinaldo, que também é secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, lembrou que é preciso "compreender o significado do surgimento do governo Lula e sua evolução. É um novo ciclo político, uma nova possibilidade de encaminhar as lutas do povo brasileiro por mudanças políticas e sociais, uma brecha, um momento a ser vivido intensamente pelas forças populares para conduzir essa luta com perspectiva de conquistas reais, um meio importante para acumular força e seguir adiante na caminhada histórica pela emancipação nacional e social do povo brasileiro".

No entando, o dirigente nacional não perde de vista os desafios que ainda precisamos superar e lembra que "o documento em debate no 13º Congresso do PCdoB, faz também análises críticas sobre os dez anos dos governos progressistas, numa abordagem multilateral. Os problemas sociais no Brasil são gravíssimos e sua solução requer medidas emergenciais e enérgicas. Estas medidas vão além, muito além da mitigação da pobreza. Os níveis de miséria no Brasil são chocantes, a desigualdade aterradora, a concentração de renda e riqueza na mão de um punhado de bilionários, uma aberração, a desídia dos poderes públicos na prestação de serviços ao povo, intolerável, as violações de direitos, condenáveis".

Ouça a íntegra da reflexão na Rádio Vermelho: