Retrospectiva: A organização dos comunistas será central em 2014

"Colhemos um saldo positivo, porém desafiador", declarou à Rádio Vermelho Walter Sorrentino, secretário Nacional de Organziação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ao falar sobre a atuação dos comunista em 2013 e os desafios colocados para 2014. 

Joanne Mota, da Rádio Vermelho, em São Paulo

Segundo ele, a luta política se tornará cada vez mais renhida. Nesse sentido, potua o dirigente,m a unidade e organização da base, sobretudo dos comunistas, será central. "A repactuação entre as forças populares e progessistas será fundamental para mobilização dos apoios a uma quarta vitória popular em 2014. Além disso, é preciso fomentar ainda mais as forças protagonistas sociais que sustentarão a nova arrancada defendida pelo PCdoB".

Em mais: "Cada vez mais as decisões partidárias pesam na vida nacional, nessa encruzilhada política que se vive, onde precisamos assegurar a quarta a vitória popular em 2014 para dar continuidade e uma nova arrancada ao que semeamos". Segundo ele, essa é uma responsabilidade de todos os comunistas, um momento de amadurecimento da consciência de luta e da inserção do Partido no processo de disputa política", externou.

Reformas

Sorrentino ponderou que o fortalecimento da esquerda e a unidade popular como centro programático do governo deverá ser o tom nessa disputa. "Um ponto está claro para o PCdoB, essa arrancada para o avanço do desenvolvimento só se dará com a implementação das reformas estruturais e democráticas (Mídia, Saúde, Educação, Urbana, Tributária e Política", sinalizou. 

Assista série da TV Vermelho: As reformas estruturais e o Brasil que queremos

Sobre essa última – reforma política – Sorrentino destaca ser a principal para impulsionar todas as outras. "Um dos nossos grandes desafios é lutar por uma  reforma política democrática. Essa é a pedra no caminho do futuro: uma reforma política instrumentalizada para a democracia e progresso, não pela onda conservadora em voga no mundo".

13º Congresso

No que se refere ao 13º Congresso Nacional do PCdoB, ocorrido entre dias 14 e 16 de novembro em São Paulo, o secretário de Organização reafirmou a vitória dos comunistas nessa grande arena de debate.

"O Congresso se converteu em um momento de firmação das lutas e dos passos que serão seguidos por todos que compõem a base do PCdoB. Ele se deu em meio a um dos momentos mais significativos da vida nacional e também em meio a uma grande crise estrutural, temática que foi exaustuvamente debatida durante o encontro", pontuou Sorrentino.

Alguns momentos do 13º Congresso do PCdoB
"O PCdoB faz diferença quando está na instituição", diz Luciana
Renato Rabelo grava exclusiva direto do 13º Congresso do PCdoB
Dilma Rousseff marca presença no 13º Congresso do PCdoB
Luciana faz balanço do 13º Congresso e destaca avanços e desafios
Congresso termina com gestos de coragem e confiança na militância

O dirigente nacional ainda pontuou que, qualquer que seja a frente de luta, os militantes assumem um papel central no processo. "Eles são a base do PCdoB e como tais assumem um papel central na luta por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. O caminho para um rumo socialista, objetivo maior do nosso Partido", reafirmou Sorrentino à Rádio Vermelho.

2014

Ao falar sobre a luta que serão travadas pelos aguerridos comunistas do Brasil, Sorrentino destacou que “as lutas do PCdoB sempre giraram em torno do desenvolvimento, do reforço da democracia e da construção de uma sociedade mais avançada. Tal desenvolvimento implica, por exemplo, romper com estruturas conservadoras. Os comunistas estão ciente e preparados para esse grande disputa”.

Porém ele ponderou que "para que avancemos, ainda mais, caberá às forças progressistas de forma geral, e ao PCdoB em particular, perceber quais são os gargalos que emperram a ampliação das transformações. Além disso, todas as conquistas alcançadas até aqui devem ser entendidas como um chamado a todas as forças populares e progressistas para continuar este processo e colocar o Brasil em um novo e sólido patamar”.

“O PCdoB entende que o Brasil precisa avançar ainda mais, ampliar o desenvolvimentismo de caráter democrático, integrado, soberano, patriótico e popular. Avançar com um projeto que fomente um desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão, que ponha fim a as desigualdades historicamente construídas”, sinalizou Sorrentino.

Ouça a íntegra da entrevista na Rádio Vermelho: