Constatada presença de álcool em leite cru no Rio Grande do Sul

Uma carga de aproximadamente 33,5 mil litros de leite, que foram industrializados e colocados no mercado para consumo, continha álcool. O produto contaminado foi recebido na unidade da BRF S/A em Teutônia (RS) no dia 5 de agosto. A informação foi enviada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre.

Leite adulterado (com álcool)

Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a BRF S/A irá comunicar formalmente ao Mapa em quais produtos utilizou o leite em que houve detecção de álcool. Mesmo assim, o órgão fiscalizador determinou o recolhimento cautelar dos lotes industrializados feitos com o produto e a divulgação na imprensa sobre as medidas que estão sendo adotadas.

A Promotoria também solicitou informações à empresa para avaliar se houve ou não descumprimento do termo de ajustamento de conduta firmado recentemente com a empresa BRF S.A. O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho ressaltou que, independentemente da atividade fiscalizatória realizada pelo Ministério da Agricultura, é de responsabilidade das indústrias de laticínios analisar previamente o leite cru e, constatado a sua inconformidade, rejeitá-lo, impedindo que chegue ao mercado de consumo. Caso a BRF tenha desrespeitado o acordo, pode ser multada.

Fonte: Portal Terra