Encontro Internacional sobre paisagens históricas acontece no Rio

O Iphan organiza, nos próximos dias 3 a 5 de setembro de 2013, no Paço Imperial do Rio de Janeiro, o Encontro Internacional de Especialistas em Paisagem Histórica Urbana, em parceria com o Centro do Patrimônio Mundial e com o apoio do Centro Lucio Costa.
 

Paisagem construída - fotografia e memória dos "melhoramentos urbanos" na cidade do Rio de Janeiro

O encontro acontece em decorrência da decisão do Comitê do Patrimônio Mundial (São Petersburgo, 2012) e visa à incorporação do enfoque metodológico da Paisagem Histórica Urbana nas Diretrizes Operacionais para a Aplicação da Convenção do Patrimônio Mundial, de 1972, da Unesco.

Os principais objetivos da reunião são a identificação de formas de integrar a metodologia e o enfoque realizado pela Recomendação sobre a Paisagem Histórica Urbana, aprovada na Conferência Geral daquela organização em 2011, nas Diretrizes Operacionais e revisar textos relacionados. A reunião também contribuirá para uma melhor compreensão dessa Recomendação como um instrumento normativo da Unesco e uma ferramenta para alcançar melhor integração da preservação do patrimônio cultural nas políticas de desenvolvimento. Os resultados dessa reunião serão apresentados ao Comitê do Patrimônio Mundial em sua 38ª Sessão, em junho de 2014, em Doha, Catar.

Estarão presentes na reunião dois representantes por região, indicados pela Unesco, em consulta aos organismos multilaterais de representação regional dos Estados Parte que ratificaram a Convenção (Europa Ocidental e Estados Unidos da América; Europa do Leste; América Latina e Caribe; Ásia e Pacífico; África; e Estados Árabes), o Diretor do Centro do Patrimônio Mundial, cinco especialistas da Unesco, um representante do Icomos e um do ICCROM, ademais da direção do Iphan, especialistas do Brasil e representantes dos órgãos de preservação dos países do Mercosul.

A realização desse encontro no Rio de Janeiro resulta do seu reconhecimento pelo Comitê do Patrimônio Mundial, em 2012, como uma paisagem cultural de valor universal excepcional para a humanidade, e do que esse reconhecimento como Patrimônio Mundial implica no âmbito de sua gestão. Será, portanto, momento oportuno para o intercâmbio de informações experiências entre os participantes que atuam no campo da gestão de sítios urbanos, na perspectiva da paisagem.

Fonte: WHC/UNESCO; Assessoria de Relações Internacionais – ARIN/Iphan; ASCOM/Iphan.