Ministra abre Exposição Ausências Brasil em Brasília

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), participou nesta quinta-feira (29), em Brasília, da abertura da exposição “Ausências Brasil”. A mostra fotográfica, que integra o Projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH, retrata a ausência deixada por vitimas da ditadura militar de 12 famílias brasileiras. 

A exposição Ausências Brasil tem como ponto de partida as fotos de vítimas do regime juntamente com seus parentes. As cenas são, então, refeitas no presente, deixando óbvia a perda da família.

O trabalho foi idealizado pela organização não governamental (ONG) Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice) com base em um trabalho feito pelo fotógrafo argentino, Gustavo Germano, com famílias argentinas.

As famílias brasileiras foram escolhidas após pesquisa no livro Direito à Memória e à Verdade, editado pela Secretaria de Direitos Humanos, que também financiou o projeto fotográfico, via edital.

O projeto percorreu as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste para reunir as fotografias das 12 famílias que estão representadas na exposição. A mostra também já foi exibida em São Paulo.

Serviço:
Exposição “Ausências Brasil”
Local: Museu Nacional
Esplanada dos Ministérios
Brasília-DF