MST ocupa áreas em SP e PR durante protesto das centrais

Cerca de 1.500 integrantes do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram diversas ações no estado do Paraná, na sexta-feira (30). Outras 1.050 famílias ocuparam quatro fazendas no interior de São Paulo e uma área urbana na Grande São Paulo na sexta e no sábado (31). As ações fazem parte das mobilizações nacional puxada pelas centrais sindicais.

No município de Cascavel (PR), 400 pessoas realizam ação em alguns pontos de pedágios, iniciada às 9h e segue até às 16h. Já em Jardim Alegre, desde manhã 250 militantes trancam a cada 1h30 a rodovia, onde também pretendem ficar até às 16h.

Em Maringá, também no Paraná, outras 500 pessoas do MST, centrais sindicais, movimento por moradia, e partido de esquerda marcharam pela cidade até às 12h. Na mesma região, militantes do MST fecham desde às 13h a praça de pedágio em Presidente Castelo Branco.

Cerca de 60 militantes Sem Terra da Lapa participaram de ação junto às centrais sindicais em Araucária e em Curitiba.

As áreas que foram alvo em São Paulo foram a fazenda São João, em Sud Menucci (614 km de São Paulo), e a Santa Cecília, em Araçatuba (530 km da capital).

No sábado, foi a vez da Martinópolis, em Serrana (315 km de São Paulo), e da São José, em Penápolis (491 km de São Paulo). Segundo os sem-terra, somente a Santa Cecília, do empresário Oscar Maroni, não é improdutiva. Mas foi ocupada para chamar a atenção sobre a necessidade da reforma agrária.

Ainda no sábado, o MST entrou em um terreno no bairro Bela Vista, em Itapevi, na Grande São Paulo. A área já havia sido desocupada em maio.

Jornada Nacional

No dia 30 de agosto as centrais sindicais e os movimentos sociais realizaram mais um dia de mobilizações e paralisações em todo país. Entre as pautas está a luta pelo fim do fator previdenciário; contra o Projeto de Lei 4330/04 (PL) da terceirização; redução da jornada para 40 horas sem redução salarial; reforma agrária; valorização das aposentadorias; 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público de qualidade; e suspensão dos leilões de petróleo.

Com Página do MST e agências