Cadastro de médicos acreanos formados no exterior

 

dududu

 O deputado estadual Eduardo Farias participou na manhã de hoje, 2, do ato que deu início ao cadastro de médicos acreanos formados na Bolívia e Peru, para que os mesmos também sejam inseridos no programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), e tem como principal objetivo, coletar os dados de acreanos que se formaram em medicina no exterior e desejam fazer parte do programa Mais Médicos, no Estado.
Dados levantados pela Sesacre apontam uma necessidade de mais 300 médicos atuando no Estado. Mas até o presente momento houve apenas 60 inscrições de profissionais que desejam vir para cá através do programa Mais Médicos, destes, apenas 14 foram homologados.
“Temos profissionais que podem completar esse quadro, mas que estão sendo excluídos pelo programa. Essas pessoas dedicaram anos de suas vidas estudando, muitas vezes passando por muitas privações, para depois de formados, não poderem exercer a profissão escolhida. Nós vamos lutar pelo direito deles, e mais ainda, pelos cidadãos que sofrem com a carência de médicos nos hospitais do interior,” salientou Eduardo Farias.

Após coletarem os dados, governo e autoridades do legislativo, buscarão junto ao Ministério da Saúde, uma forma de inserir esses profissionais no quadro da saúde estadual, levando-os para prestar serviço no interior, uma vez que este, tem alta defasagem de médicos.

Os interessados devem ir à Biblioteca Pública, dos dias 2 a 5 de setembro, das 09 às 12 horas, e das 14 às 17 horas. Os documentos necessários são: RG, CPF, diploma e comprovante de endereço.