Paraguai quer revisar decisões tomadas pela Unasul e Mercosul 

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, reiterou nesta terça-feira (3), a vontade do país de que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e o Mercosul façam uma revisão das decisões tomadas no período em que o Estado permaneceu suspenso dos blocos.

Paraguai quer revisar decisões tomadas pela Unasul e Mercosul - IPParaguay

Loizaga disse que, na última Cúpula da Unasul no Suriname, foi incluído um parágrafo na Declaração de Paramaribo que determina o direito de o Paraguai analisar todas as deliberações adotadas nos 14 meses em que esteve ausente. O país foi retirado do bloco regional por conta da equivocada maneira como o ex-presidente Fernando Lugo foi destituído do poder.

Uma das críticas do Paraguai diz respeito ao ingresso da Venezuela no Mercosul durante este período. Porém, no Suriname, os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, e da Venezuela, Nicolás Maduro, reuniram-se para confirmar “a normalização” das relações entre os dois países.

Leia também:

Próxima reunião do Mercosul pauta falta de segurança na internet
Presidente paraguaio quer priorizar o combate à pobreza
Paraguai é reincorporado ao grupo de alto nível da Unasul

“Seguiremos apostando no diálogo porque há uma predisposição de todos os Estados membros, tanto da Unasul quanto do Mercosul, para ir avançando”, ressaltou o chanceler.

Por último, o chanceler ratificou que não é apropriado falar de reingresso do Paraguai ao Mercosul, porque nunca saiu do bloco. “Aqui não há reingresso porque o Paraguai nunca abandonou, nunca saiu do Mercosul, é membro fundador e segue como tal”.