PE reunirá representantes de parques tecnológicos de cerca de 80 países

 O Estado de Pernambuco irá sediar, entre os dias 14 e 17 de outubro, dois dos maiores eventos sobre inovação tecnológica do mundo. Acontecerão aqui, simultaneamente, a 30ª Conferência Mundial da Associação Internacional dos Parques Tecnológicos (IASP) e o XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas.

 Os dois eventos serão realizados em prédios do Porto Digital e em outros prédios públicos localizados no Bairro do Recife. Para a ocasião, está sendo aguardada a presença de 1,2 mil pessoas de cerca de 400 parques tecnológicos de 80 países.

Com o tema "Parques Científicos Modelando Novas Cidades", o evento quer estimular a reflexão sobre o que pode ser feito pelos ambientes de inovação para promover empresas e soluções que melhorem a qualidade de vida nos centros urbanos – onde vive hoje mais da metade da população mundial.

O pré-lançamento aconteceu na manhã desta terça-feira (03), no Porto Digital, na capital pernambucana, em uma coletiva de imprensa com a presença do secretário executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, José Bertotti, do presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, e do presidente da Divisão Regional de América Latina da IASP (Internacional Association of Science Parks and Areas of Innovation), Esteban Cassin.

“Esse evento será de grande importância para mostrarmos ao mundo o que Pernambuco vem fazendo em termos de investimentos em inovação tecnológica visando o desenvolvimento econômico local e a melhoria da qualidade de vida da população. O Governo do Estado vem investindo fortemente em habitats de inovação como o Porto Digital, o ParqTel, e os novos parques de Metalmecânica e Farmacoquímica, visando mudar a realidade local”, destacou José Bertotti.

Também estiveram presentes na coletiva a presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Francilene Garcia, a gerente adjunta da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae, Gláucia Zoldan, entre outros.

Durante entrevista, que foi transmitida por tweetcam através do /porto_digital, foram apresentados algumas atividades e palestrantes do evento. Ao longo dos quatro dias de evento, os participantes poderão aprofundar conhecimentos, analisar propostas e trocar experiências. Serão realizados minicursos, workshops, sessões plenárias e sessões técnicas paralelas, entre outras atividades.

“Havia um grande número de países e capitais brasileiras querendo sediar esses eventos. Mas o Governo de Pernambuco mostrou muito interesse e o Recife oferece uma ótima infraestrutura para acomodar a todos os visitantes a contento”, destacou Esteban Cassin.

Durante o dia 14, estão previstas as pré-conferências da IASP, que inclui seis sessões que abordarão temas como incubação, marketing e comunicação, governanças e serviços. Nesse dia, também ocorrerão minicursos e workshops da Anprotec e o Fórum Sebrae de Inovação. Na noite do dia 14, acontecerá a abertura oficial com uma palestra do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.

Entre os dias 15 e 17, representantes de parques tecnológicos de todos os continentes participarão das plenárias e sessões que debaterão cases internacionais de desenvolvimento urbano a partir de empreendimentos inovadores, modelos de negócio, formas de conectar a cidade aos parques, entre outros temas.

Entre os principais palestrantes confirmados, está o diretor de pesquisas do Institute For The Future, Anthony Townsend, doutor em Planejamento Urbano Regional pelo MIT e ex-conselheiro de prefeituras como Nova Iorque e São Francisco. Autor do livro Smart Cities, que será lançado em breve, Townsend é uma das principais autoridades mundiais em temas como impacto das novas tecnologias nos centros urbanos e de soluções geradas a partir de inovação.

O evento conta ainda com palestras do CEO do Parque Tecnológico Berlim Adlershof, da Alemanha, Hardy Rudolf Schmitz, do presidente da IASP para os Estados Unidos, Rick Weddle, do presidente da divisão europeia da IASP e gerente do 22@Barcelona, um dos melhores exemplos de parques tecnológicos integrados a centros urbanos, Josep Pique, entre outros.

Fonte: SECTEC