Contagem regressiva para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016

A contagem regressiva para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 chegou à marca de três anos neste sábado (7), e a perspectiva de uma edição memorável aumenta o clima de festa em torno da data: com um recorde de 4.350 atletas na briga por medalhas em 22 esportes, os primeiros Jogos Paraolímpicos na América do Sul serão também os maiores da história.

De Buenos Aires, Argentina, onde participa da 125ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 (Rio 2016), Carlos Arthur Nuzman, falou sobre o poder transformador dos Jogos: “esporte paraolímpico é esporte de alto rendimento. É habilidade, talento, comprometimento, dedicação, paixão, excelência. Sem dúvida, os Jogos Paraolímpicos têm todos os ingredientes capazes de inspirar pessoas ao redor do mundo.”

O marco de três anos para os Jogos foi celebrado nesta sexta-feira (6), reunindo o velocista brasileiro Yohansson Nascimento, atual campeão paraolímpico e mundial dos 200m T46 e recordista mundial da prova na classe T45, e mais de cem crianças, com e sem deficiência, na Vila Manoel José Gomes Tubino, no Mato Alto, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Durante o encontro, o velocista, que nasceu sem as duas mãos, falou às crianças sobre sua trajetória no esporte. “Todos temos dificuldades, independentemente de termos deficiência ou não. O que vai determinar a sua trajetória é como você lida com as dificuldades. Basta acreditar no seu sonho e se dedicar ao que está fazendo. No meu caso, qualquer sacrifício vale para representar o Brasil.”, disse o alagoano.

O atleta ainda partiu para a pista e disputou uma série de baterias de 50m com as crianças da Vila do Mato Alto. Os programas esportivos da Vila incluem pessoas com deficiência e a participação na atividade emocionou tanto o campeão quanto os aspirantes a atletas.

A gerente de Integração Paralímpica do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Mariana Mello, falou sobre a importância do esporte paraolímpico. “Os atletas paraolímpicos são um exemplo fantástico para essas crianças. Eles representam a superação, a dedicação e a força de vontade necessárias para conquistar nossos sonhos. Experiências como esta as farão adultos melhores, mais aptos a entender e lidar com as diferenças.”

A formação de novos atletas também vem sendo fomentada no Rio. Na cidade, já são cerca de 1,8 mil alunos com deficiência atendidos por mais de 40 professores especializados nas vilas esportivas da prefeitura, como a do Mato Alto, em que foi realizado o evento desta sexta.

A prefeitura ainda renovou o compromisso de manter o Time Rio Paralímpico, com o apoio a 20 atletas e quatro guias em quatro modalidades: atletismo, canoagem, natação e judô.

Os Jogos Paraolímpicos têm tido, ainda, sucesso em garantir apoio comercial e já contam com sete patrocinadores oficiais de nível 1 – Atos, Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel, Nissan e Omega – e o primeiro apoiador (nível 2) – a Sadia. No fim de 2012, a Nissan anunciou a equipe de atletas que apoiará diretamente na preparação para os Jogos do Rio 2016 e incluiu seis atletas paraolímpicos.

Fonte: Ministério do Esporte