China é capaz de alcançar crescimento sustentável, diz premiê

A China é capaz de lidar com as dificuldades e desafios à frente para alcançar desenvolvimento sustentável e saudável a longo prazo, disse o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, nesta terça-feira (10).

Li fez o comentário em resposta a questões levantadas pelos representantes comerciais de visita à China para participar da Reunião Anual dos Novos Campeões 2013, também conhecida como Davos de Verão.

Em vez de adotar medidas de estímulo de curto prazo para apoiar a economia, a China vem se mantendo calma e adotou uma medida mais holística, enfatizando especialmente a importância de reformas, reestruturação econômica e vigor do mercado, para estimular o crescimento desacelerado.

Os esforços estão surtindo efeitos gradualmente, disse Li, citando como provas da consolidação da economia os indicadores econômicos de agosto que apresentaram melhora, como o Índice Geral de Compras, lucros industriais e consumo da energia.

"Eu não negarei que nós encontraremos diversos riscos e desafios no futuro, mas temos a coragem para ficar em calma, além da sabedoria para lidar com os problemas", disse Li.

O fórum deste ano, com tema "Encontrar o Imperativo de Inovação", contará com discussões interativas sobre questões que variam de crescimento sustentável e segurança energética a comércio e investimento.

Li discursará na cerimônia de abertura do fórum, na quarta-feira (11).

Fonte: Prensa Latina