BC: perspectivas para a economia mundial têm melhorado

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse nesta quinta-feira (12) que “as perspectivas para a economia internacional têm melhorado”, durante encontro com dirigentes da Associação Nacional de Jornais, em São Paulo. Ele entende que a economia mundial está em transição, dando início ao processo de normalização das condições monetárias.

O encontro foi fechado à imprensa, mas a assessoria do banco divulgou nota na qual salientou que o momento de transição apresenta desafios para os quais o Brasil está preparado, e “o BC tem atuado para reduzir a volatilidade (variação) decorrente desse processo”.

Tombini destacou a importância do programa de leilões de swap cambial [método equivalente à venda de dólares no mercado futuro], promovidos de segunda-feira a quinta-feira, e os leilões de venda de dólares com compromisso de recompra, sempre às sextas-feiras.

O programa, segundo ele, além de conferir previsibilidade, oferece proteção cambial aos agentes econômicos durante o período de transição da economia internacional. Desde a sua adoção, no último dia 22, o real valorizou mais de 6% em relação ao dólar norte-americano e apresentou o melhor desempenho entre os países emergentes, acrescentou.

O presidente do banco destacou que o crescimento interno da atividade econômica tem se materializado de forma gradual, com destaque para o desempenho da produção de bens de capital, ligados ao investimento.

Disse, também, que a consolidação da economia como um todo, e do investimento em particular, passa pelo fortalecimento da confiança das empresas e das famílias, manifestada, em parte, no aumento das vendas no varejo, em julho, conforme números divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Fato que, no seu entender, "corrobora a perspectiva de melhora da economia e da confiança".

Fonte: Agência Brasil