Pequim promove 6º Fórum de Direitos Humanos

Começou nesta quinta-feira (12), em Pequim, capital da China, o 6º Fórum de Direitos Humanos de Pequim. Durante dois dias, mais de cem altos funcionários e pessoas ligadas à área dos direitos humanos, provenientes da ONU e 33 países e regiões, discutirão o tema "construir um ambiente de desenvolvimento sustentável para os direitos humanos".

O diretor do Instituto de Direitos Humanos da China, Luo Haocai, discursou na abertura, dizendo que os direitos humanos não são uma área isolada, estando ligados aos setores econômico, político, social e cultural. É importante criar uma ordem para beneficiar a concretização dos direitos humanos e construir um ambiente de desenvolvimento sustentável dos mesmos.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento dos Direitos Humanos da China, Huang Mengfu, afirmou que o tema do fórum vai de encontro à tendência dos tempos atuais e à demanda de desenvolvimento dos direitos humanos.

Ele disse que os direitos humanos registraram um desenvolvimento significativo na China porque o governo chinês procura adaptar eventuais mudanças à base econômica chinesa e ao ambiente cultural.

O diretor do Gabinete de Imprensa do Conselho de Estado da China, Cai Mingzhao, assinalou que o governo considera que o respeito e a garantia dos direitos humanos é um importante princípio para a governação.

O país combina os princípios gerais de direitos humanos e a realidade chinesa e combina o desenvolvimento dos direitos humanos e a construção econômica, política, cultural e social, a fim de concretizar o desenvolvimento coordenado e sustentável e elevar o nível dos direitos humanos a um novo patamar.

Fonte: Rádio Internacional da China