Cine Brasília reabre suas portas

O 2º Festival do Fundo de Apoio à Cultura (FESTFAC), que acontece de 4 a 15 de setembro, com intensa programação cultural, em Brasília (DF), marca a reabertura do Cine Brasília em evento teste preparatório para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que começa dia 17 de setembro.  

Segundo o secretário de Cultura do Distrito Federal , Hamilton Pereira, “o Programa de Recuperação e Valorização do Patrimônio Cultural do Governo Agnelo Queiroz cumpre uma nova etapa: devolve aos cidadãos e cidadãs do Distrito Federal um espaço cultural que se constitui numa referência arquitetônica e afetiva para todos nós: o Cine Brasília”. 

Segundo ele ainda, o objetivo do Governo do Distrito Federal (GDF) é recuperar e valorizar o Patrimônio Cultural, o que significa contribuir para reafirmar o perfil da Capital da República como referência urbanística e arquitetônica para o mundo contemporâneo.  

E, às vésperas dos megaeventos esportivos, Pereira destaca ainda que Brasília é um destino turístico relevante para os que buscam conhecer nosso país, sua aventura , seus desafios e a capacidade de realização do nosso povo.

“Devolver o Cine Brasília, restaurado e modernizado para a Capital da República e para aqueles que nos visitam, significa também um investimento deste governo na cadeia produtiva do audiovisual no Distrito Federal”, explica ainda o secretário de Culutra.  

E, neste contexto, ele lembra que no início de agosto último o governador Agnelo Queiroz devolveu às suas atividades o Polo de Cinema e Vídeo Grande Otelo, em Sobradinho, recuperando as instalações para oferecer condições para a locação de filmagens e formação de novos profissionais e inserir Brasília de forma relevante na área da produção audiovisual do país.  

“Teremos assim a partir de agora o polo de produção e o polo privilegiado de exibição por meio do mais antigo Festival de Cinema Brasileiro do País. O projeto é constituirmos no Distrito Federal uma vigorosa cadeia produtiva do audiovisual abrindo possibilidade de emprego e renda e circulação de riqueza”, anuncia Pereira. 

De Brasília
Márcia Xavier