Queimadas continuam preservadas no Tocantins

Uma grande faixa de fogo tomou conta da Serra de Lajeado na noite deste sábado. Apesar de fazer parte todo ano da região de maior previsão de queimadas segundo mapeamento do INPE o Tocantins continua sendo palco todo ano de inumerar queimadas que colocam o estado sempre na disputa pela cabeça deste péssimo ranking.

Todo os anos os Governo do estado diz fazer inúmeros investimentos que nunca aparecem na prática a não ser a contratação de brigadistas em numero insuficiente para as proporções de queimadas e tamanho do território. , nem um estudo sobre as verdadeiras causas desta destruição foi feito no decorrer destes anos e se foi feito não foi divulgado ou implementado.

Se são criminosos, com função de limpeza da terra, brincadeira de crianças e naturais ninguém sabe. As Instituições competentes para combater crimes, acompanhar e proteger a natureza poderiam aperfeiçoar suas atribuições se ao invés de contratar apagadores de fogo buscassem verdadeiramente conhecer as origem mais freqüentes do fogaréu que consome o Tocantins durante quatro meses de todo santo ano.

Conhecendo verdadeiramente as origens e com trabalhos focados nelas seria possível diminuir esta tradição infeliz da nossa região.

Adriano Francisco
Com informações do INPE