China exige que Reino Unido cesse ingerência em Hong Kong

A China expressou nesta segunda-feira (16) "grande insatisfação e firme oposição" a um artigo publicado em um jornal por um ministro britânico e exigiu que o Reino Unido deixe de interferir imediatamente nos assuntos internos de Hong Kong.

"O ministro britânico de Estado no Departamento do Exterior (Hugo Swire) publicou um artigo em um jornal no qual faz publicamente declarações irresponsáveis sobre o sistema político de Hong Kong. O governo chinês expressa sua grande insatisfação e firme oposição a isso", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, em uma coletiva de imprensa.

Hong disse que o desenvolvimento do sistema político é um assunto interno de Hong Kong e um assunto nacional da China. "Não permitimos qualquer interferência de forças externas", assinalou.

O governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) também expressou sua posição solene de oposição à interferência de qualquer força estrangeira, disse Hong.

"Pedimos que a parte britânica deixe imediatamente de interferir nos assuntos internos de Hong Kong em qualquer forma", acrescentou.

Hong Kong sofreu um regime colonial por muito tempo, disse Hong. Desde o retorno de Hong Kong à China em 1997, a Lei Básica da RAEHK tem protegido de forma abrangente os direitos fundamentais e a liberdade dos hongkoneses.

O desenvolvimento do sistema político de Hong Kong foi firmemente promovido de acordo com a Lei Básica e as decisões do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, finalizou.

Fonte: Rádio Internacional da China