Estudantes garantem o Passe Livre intermunicipal

O projeto de lei de autoria do governo estadual, que institui o passe livre intermunicipal no Rio Grande do Sul e cria o Fundo do Passe Livre Estudantil foi aprovado na sessão de ontem, 17, por unanimidade na Assembleia Legislativa, após ocupação realizada pela União da Juventude Socialista (UJS), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Estadual dos Estudantes (UEE Livre).

passe livre estudantil - Pedro Belo Garcia | Agência ALRS

As galerias da ALRS foram lotadas por estudantes que empunhavam cartazes, bandeiras e entoavam palavras de ordem pedindo a aprovação do projeto. Para o presidente da UJS do Rio Grande do Sul, Marcos Puchalski, esta é uma vitória que veio das ruas: "A aprovação deste projeto é uma resposta ao clamor que veio das mobilizações da juventude gaúcha", destacou. "A UJS deu a sua contribuição ao mobilizar a juventude e defender a ampliação do projeto, que inicialmente beneficiava apenas estudantes da região metropolitana", concluiu.

Para a diretora da UBES e coordenadora estadual do movimento #VemPraRua, Fabíola Loguercio, as mobilizações não irão parar: "esta é uma grande conquista da juventude gaúcha, mas queremos muito mais. Nos mobilizaremos para aprovar o passe livre nos municípios gaúchos", afirmou.

Após a sansão do governador Tarso Genro, o Passe Livre intermunicipal beneficiará estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo que morem em um município e estudem em outro.

Fonte: UJS-RS