Orquestra do Teatro Nacional abre Festival de Cinema de Brasília

Na cerimônia de abertura do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o destaque foi para a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e ao violinista austríaco Benjamin Schimid. Ao fim do concerto, o público aplaudiu de pé a apresentação. Cada segundo, porém, foi mais do que merecido, Schimid desfilou um rico repertório de notas, com intimidade invejável, em seu Stradivarius de 313 anos de idade.

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional - José Cruz/ABr

As peças tocadas mergulharam o público no clima do cinema, com trilhas sonoras do compositor Erich Wolfgang Korngold, ganhador do Oscar pela trilha sonora de As Aventuras de Robin Hood, de 1938. Em seguida, a equipe responsável pelo documentário Revelando Sebastião Salgado subiu ao palco para a exibição do filme.

O documentário colocou o espectador dentro da casa e da vida de Sebastião Salgado, desde a infância e passando pela carreira do fotógrafo. Risadas e aplausos marcaram a exibição da película. A impressão, ao fim, foi que o festival começou com o pé direito. O Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, presente no evento, comemorou mais uma edição e a presença de filmes de vários estados na mostra competitiva.

“Vamos receber aqui e exibir filmes do Rio de Janeiro, de Goiás, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, dentre outros. E o que importa para nós é que o público de Brasília tenha a possibilidade de ver o que o Brasil está produzindo e refletir sobre os grandes e pequenos dramas humanos que a nossa sociedade vive. Refletir sobre eles e fazer pensar, o que deve ser a tarefa do cineasta”, disse.

O coordenador-geral do evento, Sérgio Fidalgo, destacou o variado leque de temas abordados nesta edição. “A expectativa é muito grande para esta edição do festival. A seleção foi muito primorosa, a mostra está excelente, com uma diversidade muito grande de temas. Os filmes são bastante personalistas, filmes que as pessoas vão amar ou odiar, não tem meio-termo”, destacou.

O roteirista e dramaturgo Maurício Witzak ressaltou a importância do festival para o desenvolvimento do cinema brasiliense. “Acho que o principal é quando as coisas evoluem para que o cinema feito aqui em Brasília aconteça. E acho que está acontecendo e, a cada ano que passa, está melhorando”. Para a cineasta Mariana Viegas, o festival é responsável direto pela evolução do cinema na capital federal. “A produção local tem melhorado bastante e o festival é um dos maiores motivadores para isso”, disse.

O 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai até o dia 24 de setembro. Nesta quarta-feira (18), a partir das 19 horas, começa a mostra competitiva. A programação completa do festival pode ser obtida no site oficial do evento.

Fonte: Agência Brasil