Técnicos desmontam tanque na usina japonesa de Fukushima

Técnicos da Tokyo Electric Power (Tepco), empresa que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no nordeste do Japão, começaram a desmontar um tanque que vazou água altamente radioativa no mês passado, nesta terça-feira (17).

Fukushima - EFE

Segundo a Tepco, o trabalho de desmontagem de um dos tanques de armazenamento deve durar vários dias para identificar o motivo do vazamento de mais de 300 toneladas de água contaminada.

Os técnicos vão analisar todas as partes do tanque para determinar onde ocorreu o vazamento. A empresa tem cerca de 350 tanques similares instalados na usina nuclear.

Na semana passada, a Tepco confirmou ter identificado elevados níveis de radiação em um canal de escoamento da unidade ao mar. Segundo especialistas, a descoberta mostra que a água radioativa que vazou recentemente de um tanque tem chegado ao Oceano Pacífico. A água contaminada foi localizada a 150 metros, no oceano.

O problema surgiu em meados de agosto, quando a Tepco detectou um vazamento de 300 toneladas de água muito radioativa em um tanque desse tipo que, assim como os outros 600 contêineres que existem na usina, é utilizado para armazenar o líquido utilizado para refrigerar os reatores e mantê-los em "parada fria".

Em 2011, a Usina de Fukushima sofreu uma série de vazamentos e explosões em decorrência do terremoto seguido por tsunami no país. De acordo com especialistas, desde então as autoridades do Japão lidam com problemas causados pelos acidentes nucleares, e a sociedade tem debatido sobre a produção de energia nuclear.

Com informações da Agência Brasil