Suspensão de impostos nos EUA é vitória para o Vietnã

O Vietnã considera uma vitória a decisão da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos de cancelar a imposição de impostos antidumping sobre as importações de camarão congelado originárias do país da Indochina.

Camarão

Foi interpretado dessa maneira o desfecho de uma demanda apresentada perante aquele órgão do governo dos EUA pela Associação Nacional de Produtores de camarão, questionando uma medida do Departamento de Comércio que prejudicava o setor com altos impostos.

A Associação alegou que houve pressão do governo para elevar as taxas de 1.15% a 7.88%, com sérias consequências para uma indústria da qual dependem milhares de criadores não só vietnamitas mas também equatorianos e de outros países.

No processo, foi reconhecido que as importações de camarão do Vietnã nunca competiram com os produtores estadunidenses em seu próprio mercado, tendo como referência o período de transações comerciais de fevereiro de 2011 a janeiro de 2012.

Com o desfecho anunciado, 33 exportadores vietnamitas ficaram isentos das taxas. Em 2012, eles tiveeram uma renda de quatro bilhlões de dólares; nos primeiros oito meses de 2013, o faturamento chegou a 1.7 bilhões de dólares.

Com informações da Prensa Latina